Por mais diversidade no Miss Universo: Muçulmana ganha direito de não desfilar de biquíni

Sua participação é um exemplo para que os concursos tenham mais diversidade e representatividade nos palcos.

Por Ana Beatriz Rosa Do Huff Post Brasil

A modelo Muna Jama, de 27 anos, foi autorizada a desfilar com uma vestido no lugar de biquínis durante o concurso de Miss Universo GB. Isso porque Muna é muçulmana e a religião a proíbe de exibir o corpo inteiro.

Com um caftan de tecido leve, Muna desfilou pelo palco ao lado de suas colegas e competidoras.

A decisão da edição britânica do concurso é um marco histórico e servirá de exemplo – e inspiração – para outras tantas meninas.

 

Em seu Instagram, a modelo comentou sobre a participação no evento:

“É preciso coragem, resiliência emocional e, mais importante, se cercar de pessoas determinadas que estão preparadas para fazer sacrifícios e receber mudanças positivas. (…) Esse momento provou que eu sou capaz de quase tudo que eu decidir fazer e que limitações são um status esperando para ser modificado. Agradeço a todo mundo que ficou do meu lado e acreditou na minha visão”, escreveu.

Ela já havia se inscrito para concorrer ao Miss Universo há dois anos, mas, na época, a prova do biquíni fez com que ela desistisse do concurso para não ter que desobedecer as regras de sua religião.

Contudo, ela resolveu tentar novamente este ano. Sua participação até a final foi acompanhada como uma maravilhosa campanha para que os concursos tenham mais diversidade e representatividade nos palcos.

 

Eu não usaria um biquíni na praia, então eu não vou usar um em uma competição para marcar pontos”, afirmou a modelo.

Além de miss, Muna fundou uma empresa que busca combater a violência e o tráfico de criança na África, a Cloudless Research.

Para ela, participar do Miss Universo GB é também uma forma de chamar atenção para a crise dos refugiados africanos.

 

 

-+=
Sair da versão mobile