Guest Post »

Premiado escritor moçambicano, Ungulani Ba Ka Khosa vem ao Brasil participar de eventos culturais e lançar seu novo livro

O autor estará presente nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Salvador

Por Jorge Filholini, para o Portal Geledés 

Ungulani Ba Ka Khosa (Foto: Divulgação)

O premiado escritor moçambicano virá ao Brasil em novembro para realizar o lançamento de sua obra Gungunhana: Ualalapi e As mulheres do Imperador, publicada pela Editora Kapulana, além de participar de eventos pelo país sobre a sua trajetória literária. O autor estará presente nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Salvador.

O livro é composto por duas obras em um só volume. As duas obras têm o imperador Gungunhana como elo. Na primeira história, publicada em 1987, Ualalapi recebe a missão de matar o rei Mafename, a mando de seu próprio irmão Ngungunhane (Gungunhana) que se torna, assim, o imperador de Gaza. Este imperador é famoso pela resistência que opôs aos portugueses nos finais do séc. XIX, mas a narrativa revela que Ngungunhane era um homem cruel e violento, um tirano para o seu povo. Eleito um dos cem melhores romances africanos do século XX, conta a história de Gungunhana de sua ascensão até sua queda. Na segunda história, As mulheres do Imperador (2018), Ungulani Ba Ka Khosa traz de volta a mesma personagem Gungunhana, mas as protagonistas são suas mulheres, que acompanham o Imperador ao exílio e retornam a Moçambique após quinze anos de isolamento.

Com uma longa trajetória literária, Ungulani é também professor, em 2018 recebeu o Prêmio de Literatura José Craveirinha, um dos maiores da área literária de Moçambique. Foi também condecorado, pelo Governo do Brasil, com o grau de comendador ao receber a “Ordem de Rio Branco”.  Ungulani participará no Brasil de eventos culturais, como a Festa Literária das Periferias (Flup) e na UFRJ, no Rio de Janeiro, a Balada Literária, edição de Salvador (BA), e em São Paulo, no Sesc – Centro de Pesquisa e Formação e Blooks Livraria (Shopping Frei Caneca, além dos encontros acadêmicos na USP, Unicamp e UFRJ.

Confira toda a agenda do escritor no link: http://www.kapulana.com.br/eventos/

 


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

Artigos relacionados