A presença ínfima de nomes indígenas e africanos revela o sequestro da identidade nacional

Em nome de quem

A presença ínfima de nomes indígenas e africanos revela o sequestro da identidade nacional

por Flávia Oliveira no Globo

Foto: Marta Azevedo

Dias atrás, o IBGE apresentou em divertido e utilíssimo aplicativo um levantamento com os nomes próprios mais frequentes no país. O órgão oficial de estatísticas listou 130.348 prenomes que batizam, no mínimo, duas dezenas de mulheres e homens brasileiros — menos de 20 ocorrências não foram computadas. Descortinou-se, assim, uma nada surpreendente nação de Marias e Josés, nomes de origem hebraica, mas fortemente relacionados a santos católicos. Tudo a ver com a colonização. A presença quase residual de designações de raízes indígena e africana dá a medida do sequestro de identidade promovido pelos portugueses contra povos que também construíram o Brasil.

Mais de 11 milhões de meninas e mulheres chamam-se Maria, em denominações simples ou compostas. Nenhum nome é mais popular que o da santa, mãe de Jesus Cristo, preferência nacional em todas as décadas, desde os anos 1930. Há quase seis milhões de Josés, líder absoluto até os anos 1980, mas que perdeu a primeira posição para Lucas e João, entre o fim do século XX e o início do XXI, respectivamente. Relacionam-se a figuras bíblicas todos os demais nomes que completam o rol dos dez mais: Ana, João, Antonio, Francisco, Carlos, Paulo, Pedro e Lucas. Eles batizam, ao todo, quase 35 milhões de brasileiros.

Em anos recentes, o IBGE tem observado aumento do uso de nomes estrangeiros, na esteira do sucesso de astros das artes e do esporte. É o caso de Michael (Jackson, na origem) e suas variações. Nomes de artistas brasileiros e de personagens de novela também têm seu lugar. Foi assim que Cauã, tomado emprestado do ator de sobrenome Reymond, disparou neste século. Já são mais de 85 mil homônimos, 96% nascidos a partir do ano 2000. É caso raro de nome indígena masculino popularizado. Janaína (210 mil) e Tainá (127 mil), Iracema (87 mil) e Ceci (84 mil) são os mais usados entre as mulheres.

Dos nomes relacionados à história e às tradições afro-brasileiras, Dandara, líder feminina do Quilombo de Palmares ao lado de Zumbi, é provavelmente o mais frequente, com 11 mil ocorrências. Luanda, capital angolana, soma 3.990; Vana, cerca de mil. Abdias (Nascimento, principal referência do movimento negro no século XX) batiza cinco mil brasileiros. O IBGE não registrou no site “Nomes do Brasil” (censo2010.ibge.gov.br/nomes/#/ search) ocorrências ou frequência superior a 20 citações a Zumbi, Zulu, Kobbi, Becca e Ngozi.

Na origem do abandono está o processo de colonização, ancorado na depreciação da cultura e das tradições africanas e indígenas pelos portugueses, como salienta o historiador Luiz Antonio Simas: “Há um racismo duplo, que é escancarado no corpo, marcado na pele, e também inscrito no campo do simbólico. Esse racismo simbólico deprecia os saberes das vítimas do racismo como inferiores e, ao mesmo tempo, opera no apagamento da história das pessoas. A questão do nome é emblemática”. Em 2013, o portal Geledés Instituto da Mulher Negra publicou uma extensa lista de nomes masculinos e femininos de origem africana para, nas palavras da coordenadora-executiva Sueli Carneiro, “ajudar a resgatar a negritude do povo”. Não é tarefa simples. Ela própria e o então marido, 36 anos atrás, tiveram dificuldade para batizar a filha de Luanda, em referência à independência do país, em 1975. O escrivão alegava que o nome era “desconhecido, esquisito”.

Em fins de março deste ano, o casal Cizinho Afreeka e Jéssica Juliana denunciou a resistência do Cartório do 2º Distrito de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, em registrar a filha deles. Alegavam que o nome escolhido, Makeda Foluke (a grandiosa aos cuidados de Deus), poderia causar vexame à criança no futuro. O Ministério Público do Rio também deu parecer contrário (Makeda soaria como “queda ruim”) e sugeriu uso de um prenome coloquial seguido do africano, algo como Ana Maria Makeda.

“Há um desestímulo ao uso de nomes africanos. As próprias autoridades usam todo tipo de artifício contrário, da dificuldade de pronúncia aos apelidos e comentários agressivos. A tentativa de negação da negritude se manifesta em todas as direções. Ocorreu no passado e acontece hoje. Pôr um nome africano num filho é produto da resistência, é resgate de um patrimônio que nos foi sonegado, expropriado”, completa Sueli Carneiro. Nas estatísticas do IBGE, 53% dos brasileiros se declaram pretos ou pardos. Mas a ascendência africana não se expressa nem nos nomes nem nos sobrenomes da população, como lembra o professor Hélio Santos, presidente do conselho deliberativo do Fundo Baobá para Equidade Racial:

“Houve uma rapinagem, um roubo de identidade dos povos negros e indígenas. Nossas raízes não são visíveis em nossos nomes. A influência portuguesa é acachapante por imposição do colonizador. O resgate, importantíssimo, está em curso, mas ainda é residual”.

Que venha.

leia também:

+ sobre o tema

A angústia da mulher preta tem origem no meu privilégio de mulher branca

"Posso te fazer um pedido?" Sim, Bianca Santana, você pode...

O Brasil esteve aqui

Eu entendo de diplomacias tanto quanto entendo de dirigir...

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como...

Um bispo nêgo brasileiro

Uma das primeiras coisas que somos apresentados quando iniciamos...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

A potência é o farol

A semana termina com o Rio de Janeiro expondo,...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Neymar apoia zagueiro do Vasco em luta contra o racismo

Dedé foi ofendido pela torcida do Libertad-PAR, e ganhou...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=