Presidente do Senado firma compromisso com o movimento negro contra o pacote de Sérgio Moro

David Alcolumbre, presidente do Senado, garante que haverá a participação do movimento negro nos debates  sobre o pacote de Sérgio Moro que serão promovidos no Senado

Por Pedro Borges, do Alma Preta 

 Matheus Alves / Alma Preta

Cerca de 50 organizações do movimento negro participaram de agenda com o presidente do Senado, David Alcolumbre, para debater pacote anticrime do ministro da Justiça, Sérgio Moro, além do decreto sobre a flexibilização de porte de armas. O encontro aconteceu na manhã do dia 12 de Junho, em Brasília.

O presidente do Senado garantiu participação do movimento negro durante as audiências que serão feitas para debater o pacote de segurança na casa. Alcolumbre disse que o Senado não colocará em votação o projeto na velocidade planejada pelo poder executivo e afirmou que, em conversas com juristas, percebeu uma série de aspectos presentes na proposta não são justos.

“Eu faço uma avaliação positiva do encontro. O presidente do Senado disse estar comprometido com a nossa pauta e afirmou trabalhar para ouvir a sociedade e retirar uma série de pontos importantes do projeto ”, afirmou Beatriz Lourenço, integrante da Uneafro Brasil.

No encontro, David Alcolumbre trouxe o exemplo de outros pactos que construiu com diferentes movimentos sociais, caso dos indígenas e das centrais sindicais, para destacar que honrará o compromisso assumido.

Durante o diálogo, as organizações do movimento negro colocaram demandas importantes da luta antirracista. Os dados do Atlas da Violência, que apontaram para 65.602 assassinatos, com 75,5% das vítimas negras, foram recordados durante a reunião, bem como o encarceramento em massa, a violência contra mulheres negras e a criminalização do funk e das religiões de matriz africana. Além disso, uma carta foi entregue com a relação de reinvindicações feitas pelas organizações presentes.

O encontro também contou com a presença dos senadores Randolfe Rodrigues (REDE- Líder), Paulo Rocha (PT-PA) e o deputado federal Orlando Silva (PC do B-SP).

Orlando Silva acredita que a agenda foi “extraordinária” e acha fundamental que outras incidências como essa sejam importantes para a defesa dos interesses do povo negro.

“Os senadores e deputados às vezes legislam distante da ‘vida real’. É importante trazer os movimentos sociais para cá para esse tipo de incidência”, argumentou.

Mais cedo, o movimento negro fez uma reunião na liderança do PT do Senado, com parlamentares e assessores que também ofereceram apoio às demandas enviadas pelas organizações presentes.

Leia o documento na íntegra.

 

 

Leia Também:

Entidades do movimento negro defendem rejeição do pacote anticrime do governo

+ sobre o tema

Relatoria visita Piauí para investigar situação da Educação Quilombola

A Relatoria do Direito Humano à Educação estará de...

Olinda comemora o Dia da Consciência Negra

Por Ana Cláudia Ribeiro A Prefeitura de Olinda preparou várias...

para lembrar

UFMG promove colóquio sobre quilombos e educação

Conversas sobre quilombos e educação é o tema...

“Somos jovens, negros, favelados–Queremos viver!”

Juventude Protesta e Pensa Soluções para Violência Policial nas...
spot_imgspot_img

Movimentos sociais e familiares de mortos em operações policiais realizam ato em SP

Um ato para protestar contra a matança promovida pela Polícia Militar na Baixada Santista está agendado para esta segunda-feira, 18, às 18h,  em frente...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=