Problemas econômicos no Brasil ficam maiores num cenário Trump

Enviado por / FonteO Globo, por Mirian Leitão

Os problemas atuais no Brasil e nos Estados Unidos formam um contexto econômico mais preocupante do que era há alguns meses. No Brasil, o Boletim Focus indica que os analistas projetam uma inflação de 4,50% para o final de 2024, alcançando o teto da meta. O pessimismo no mercado financeiro é impulsionado pela valorização do dólar e pelo aumento nos preços dos alimentos, que não devem recuar até o fim do ano devido à seca.

O contexto internacional também se tornou mais delicado. Nos Estados Unidos, ambos os candidatos à presidência apresentam propostas com potencial inflacionário. Porém, a possibilidade de vitória de Donald Trump é pior porque seu programa econômico, se for implementado, é um choque inflacionário.

Economicamente, seu retorno ao poder pode aumentar a inflação, já que defende a elevação de tarifas sobre importações, o que encarece produtos no mercado americano. Além disso, sua proposta de ampliar benefícios para setores específicos implicaria novas barreiras ao livre comércio.

Para o Brasil, a inflação nos Estados Unidos representa um risco significativo, pois pode desacelerar o ritmo de cortes nas taxas de juros americanas.

A combinação de uma vitória de Trump, numa eleição que está praticamente empatada, e as pressões internas do Brasil provocada pela alta do dólar e aumento de preços de alimentos, piora o cenário econômico. Essa combinação de problemas, tanto aqui quanto lá fora, é o que mais preocupa no momento.

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...