Professor recebe bilhete com ataques racista homofóbico

Professor de português do (Cotuca) colégio Técnico de Campinas,  recebeu mensagens racistas e homofóbicas deixada por alunos em seu armário. De acordo com uma matéria no  G1, alunos informaram que as ofensas contra o docente ocorrem há dias.

Da Redação

Foto: Google Street View

Como o Cotuca é vinculado à Unicamp, direção do colégio e reitoria da universidade estão apurando imagens para identificar autores dos atos.

 

A reitoria da universidade se pronunciou em nota na última quinta-feira (20), dizendo que  “Atos dessa natureza são incompatíveis e absolutamente inaceitáveis no âmbito de uma comunidade que preza pela democracia, a diversidade e a convivência respeitosa entre seus integrantes.”

 

Casos de Racismo

Reprodução/Revista Fórum

 

Em 14 de agosto deste ano,  câmeras registraram um ex aluno pichando muros, banheiros e mesas com apologia ao nazismo em dependências da universidade. O autor responde apenas  por danos ao patrimônio público .

 

Reprodução/ Esquerda Diário

Em março de 2016,  estudantes do Núcleo de Consciência Negra da Unicamp organizaram uma manifestação visual com fotos de personalidades negras  em resposta às pichações racistas no prédio do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas

 

Providências

Em nota “a Direção do Cotuca também esclarece que, a partir desse lamentável caso, um conjunto de ações de formação será intensificado pela Comissão Cidadã do Colégio, que conta com participação dos alunos, funcionários e professores.”

 

A direção do colégio também divulgou ações que estão sendo adotadas em conjunto com coletivos do colégio para que casos como este não ocorram mais

 

Com informações do G1


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Fuvest divulga datas do vestibular 2025

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (18) o calendário de...

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e...

para lembrar

Érika Januza revela ter sido rejeitada por família de namorado

Em entrevista, atriz global revelou ter sido rejeitada por...

Padrão de Ladrão ou Assassino

Fonte: Discriminação Racial   No Brasil, sempre se...

Michelle Obama está farta de ser chamada “mulher revoltada de raça negra”

“Uma mulher revoltada de raça negra”. Michelle Obama está...
spot_imgspot_img

Unicamp abre 16 cursos gratuitos online; veja como se inscrever

Quer começar o ano dando uma turbinada no currículo? A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece vagas em 16 cursos gratuitos totalmente para estudantes...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Racionais são primeiros negros a receber título honorário da Unicamp

Em 35 anos de carreira, os Racionais MC’s quebraram diversas barreiras ao fazer com que o rap produzido nas periferias de São Paulo chegasse a todo...
-+=