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    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

    ‘Não tenho muito o que me queixar da vida’, diz a cantora Alaíde Costa

    Agência Brasil/EBC

    Mulheres pretas

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    Argentina, lei sobre o aborto e lições para o Brasil e a América Latina

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      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

      Thiago Amparo (Foto: Marcus Leoni/CLAUDIA)

      O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

      Imagem: Arquivo Pessoal

      “Lutei e provei inocência do meu filho, hoje ajudo mães em penitenciárias”

      Gilmar Bittencourt Santos Silva - Arquivo Pessoal

      Quilombos podem ajudar a mudar o racismo estrutural?

      Arquivo Pessoal

      Governo do Rio sanciona Lei Ágatha, que prioriza investigação de crimes contra crianças e adolescentes

      ilustrações Amanda Favali (@favali_)

      Se os privilegiados estão cansados, imagine os negros

      Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/Redes Sociais DHBF

      Oito corpos são encontrados em Belford Roxo, Baixada Fluminense

      Lucas afirma que gravou a abordagem porque esse foi o 4º 'enquadro' que levou esse ano em Santos, SP — Foto: Reprodução

      PM é flagrado dizendo que jovem tem ‘cara de ladrão’ durante abordagem

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      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

      13 palavras e expressões da língua portuguesa para não usar mais

      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

      Pixabay

      Coronavírus expõe o racismo ambiental: negros são o corpo que o Estado secou

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        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

        Elenco de 'Uma Noite em Miami' (Foto: Patti Perret/Amazon)

        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

        Além de Lupin: conheça a carreira de Omar Sy em 5 filmes

        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

        ‘Aké’ é oportunidade de ler Wole Soyinka, um dos maiores nomes da África

        Divulgação

        Série Oxalaive promove 14 encontros poéticos virtuais

        Regé-Jean Page (Foto: Reprodução/Instagram)

        Quem é Regé-Jean Page, a estrela da série “Bridgerton”?

        Arte por Raquel Batista

        O Movimento Negro Organizado Hoje: Vozes da Coalizão Negra Por Direitos #DesenraizandoRacismo

        Ana Hikari (Reprodução/Insytagram/@ _anahikari)

        Ana Hikari, 1ª protagonista asiática da TV: ‘Passei a vida reduzida a japa’

        Netflix

        Lupin: Série francesa da Netflix quebra recorde na plataforma

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              Quilombo teatral, companhia Os Crespos faz 15 anos de luta antirracista

              Com reportagem de Renata Leite e Cheron Moura; ilustração de Rodrigo Kenan especial para o blog MULHERIAS

              24/08/2020
              em Patrimônio Cultural
              Tempo de leitura: 6 min.

              Fonte: Universa, por Flávia Martinelli
              Cena da atriz Lucelia Sergio na peça "Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas". O espetáculo faz parte da trilogia "Dos desmanches aos sonhos", que investigou o impacto da escravidão na maneira de amar dos brasileiros. A trama ilustra a vida de mulheres negras e as questões relacionadas à negritude, afeto, racismo e a solidão nos relacionamentos amorosos. Exibida pelo SESC São Paulo em julho ((Foto: Ana Zumas/Divulgação)

              Cena da atriz Lucelia Sergio na peça "Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas". O espetáculo faz parte da trilogia "Dos desmanches aos sonhos", que investigou o impacto da escravidão na maneira de amar dos brasileiros. A trama ilustra a vida de mulheres negras e as questões relacionadas à negritude, afeto, racismo e a solidão nos relacionamentos amorosos. Exibida pelo SESC São Paulo em julho ((Foto: Ana Zumas/Divulgação)

              2004, Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP). Cinco alunos negros se encontram na mesma turma da consagrada instituição de ensino superior. Era algo inédito: eles representavam 25% da concorridíssima classe de apenas 20 alunos. No ano seguinte, outros quatro chegavam ao curso que não tinha sequer uma disciplina voltada para a história ou expressão do corpo negro nos palcos, no cinema ou nas novelas. Era urgente mudar esse cenário.

              Enquanto a USP se negava a promover diversidade por meio de ações afirmativas no vestibular, surge entre aqueles estudantes a proposta de criar um grupo de pesquisa para mexer nas aulas e na grade curricular de ensino. Não negros foram convidados a discutir a óbvia lacuna. Mas apenas negros participaram da iniciativa. Nascia, assim, a companhia Os Crespos, o primeiro grupo contemporâneo de teatro negro em São Paulo e o mais longevo quilombo do setor na cidade, que completa 15 anos.

              Intervenção de 2006: grupo surgiu no ambiente universitário, muitas vezes hostil às demandas de estudantes negros. Na USP, a grade curricular concentrava os estudos em autores e produções eurocêntricas e ignorava a produção cultural de grandes nomes do teatro negro como Abdias Nascimento e Solano Trindade (Foto: Acervo Cia os Crespos)

              Corta para 2020. “Sim, mudamos a cena de forma irreversível e há perspectivas para o amanhã”, reconhece a atriz Lucelia Sergio, uma das fundadoras da Cia Os Crespos. Aos 37 anos, a também diretora e arte-educadora fala  da trajetória do grupo que abriu espaço, na marra, nos palcos da cidade. “Fazemos parte de uma longa luta que começou com nossos antecessores. Hoje, uma dramaturgia responsável não nos impõe mais papéis desgastados no tempo pelo racismo.”

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              Além de seis espetáculos, a Cia realizou onze intervenções urbanas e foi a responsável pela realização da primeira Mostra de Teatro Negro de São Paulo. No audiovisual, a equipe ainda acumula premiações nos curtas metragens “D.O.R”, “Nego Tudo” e “Ser ou Não Ser” e produziu duas edições de mostras de cinema. Lançou, ainda, uma revista, a Legítima Defesa, voltada para a crítica, opinião e protagonismo negro dentro da arte. O terceiro exemplar será publicado neste ano.

              A celebração dessa caminhada, mesmo com a pandemia que fechou os teatros, poderá ser prestigiada pela internet. A mostra “Os Crespos 15 Anos” vai promover, pelo facebook do Teatro Arthur de Azevedo, encenações de quatro espetáculos, diretamente do palco,  que consagraram Os Crespos.

              Além do infantil “Os coloridos”, com personagens baseados em mitos e contos africanos, afro-brasileiros e indígenas, haverá exibição online da “Trilogia dos Desmanches aos Sonhos”. Formadas pelas montagens “Cartas a Madame Satã ou me desespero sem notícias suas”, “Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar sem Asas” e “Além do Ponto”, registram  impacto da escravidão na maneira de amar dos brasileiros. (Ao final da reportagem, confira a agenda completa com todos os links).

              No próximo dia 25, pelo Instagram do Centro Cultural São Paulo, o grupo promove mais uma edição das chamadas “Terças Crespas”. O projeto nacional de encontro de artistas do teatro, da dança, da literatura, do cinema, da música e da performance já recebeu expoentes de diferentes gerações e é uma articulação em rede para fortalecer as manifestações negras em todo o país.

              Tamanha atividade dialoga com as primeiras investigações do grupo sobre os talentos negros invisibilizados pelo racismo. O ator Sidney Santiago Kuanza, de 35 anos, co-fundador da companhia, recorda dos estudos em grupo da obra do poeta Solano Trindade (1909-1974). Além de autor, ator e teatrólogo, Solano foi folclorista, pintor, cineasta e criou de um grupo popular de teatro que deu origem a uma casa de espetáculos em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo. Na universidade, porém, nada disso era estudado.

              Nem mesmo a produção de Abdias do Nascimento (1914-2011) era contemplada. O dramaturgo, ator, poeta, escritor, artista plástico, professor universitário e militante antirracista, foi o percussor do teatro negro brasileiro e inovou em narrativa e estética. Criador do Teatro Experimental do Negro, o TEN (1944-61), Abdias “trouxe a necessidade de pensar o teatro como uma rede extensa que pode estar a serviço das liberdades individuais e da luta coletiva pela emancipação de um povo,” explica Sidney, ressaltando a importância dos conceitos do intelectual na construção de Os Crespos.

              Sidney em”Cartas a Madame Satã ou me desespero sem notícias suas”, de 2014. O monólogo sobre a homoafetividade traz manifestos poéticos, sambas e brinca com estereótipos que expõem questões políticas.Sidney em”Cartas a Madame Satã ou me desespero sem notícias suas”, de 2014. O monólogo sobre a homoafetividade traz manifestos poéticos, sambas e brinca com estereótipos que expõem questões políticas. (Foto: Acervo Cia. Os Crespos)

              Foi a partir do livro “Quarto de Despejo”, obra de 1960 da escritora e ex-catadora de papel Carolina Maria de Jesus, que a companhia lançou seu primeiro espetáculo. “Foi uma descida profunda na ‘negrura’, na dor. Sobretudo nas estratégias de sobrevivência da mulher que foi esquecida e apagada da história do nosso país, mesmo ela tendo nos anos 60, vendido mais livros que o escritor Jorge Amado,” comenta Sidney.

              “Ensaio Sobre Carolina”, de 2007, foi um tremendo sucesso. Os alunos convidaram para a direção o único professor negro da EAD daquela época, José Fernando Peixoto de Azevedo. Filas se fizeram na portas dos teatros e o espetáculo ficou em cartaz em São Paulo e no Rio de Janeiro por três anos. A montagem ainda ganhou prestígio internacional depois de um ensaio aberto em Berlin, na Alemanha.

              Os registros da montagem da peça de teatro estão no filme do “Ensaio Sobre Carolina”, que vai ser exibido no feriado de 7 de setembro, às 19h, no canal do Youtube da Biblioteca Mário de Andrade (Foto: Acervo Cia. Os Crespos)

              A dificuldade de ser e fazer teatro negro no Brasil, no entanto, está longe da equidade. Incentivo financeiro, público ou privado, sempre foi e ainda é assunto que exige muita revisão. “Existia, sim, um monopólio de artistas, companhias e produtoras brancas que historicamente faziam uso desse recurso até a nossa chegada”, recorda Sidney, pontuando a contribuição da companhia no questionamento das bancas de seleção de projetos. Os Crespos foram os primeiros do teatro negro a vencer concorrências de editais. “Embora não seja vetada a presença de proponentes negros, existia uma ideia posta subjetivamente de que essas disputas de verba não eram para todos.”

              Acessar os patrocínios do setor privado, com excessão de instituições como o SESC, ainda é um grande desafio. “Lidamos bem com nossa existência, não lidamos bem é com a necessidade de invisibilização dos nossos corpos”, resume Lucelia. “De todo modo, agora outras pessoas estão tendo de lidar com a nossa existência, os críticos, os programadores, os gestores, a ‘classe teatral’. Viramos pauta por nós mesmos.” E exemplo para as próximas gerações também.

              Thyanny, no centro da imagem: nova geração segue a caminhada. “Teatro negro está na rua, na internet, um público que não frequentava teatros já assimilou que a arte faz parte da nossa vida nas batalhas de rap, nos eventos em que pessoas pretas se encontram”(Foto: Acervo pessoal)

              Nascida em Cuiabá, Mariana Lopes, de 24 anos, estuda artes cênicas em São Paulo e vê o compromisso político e social do teatro negro como um elemento transformador da identidade negra. “O Teatro Experimental do Negro, de Abdias, já trazia essa dimensão ao mostrar  a operários e empregadas domésticas que eles podiam fazer arte.” Para ela, Os Crespos trilham esse mesmo caminho ao espelhar o cotidiano negro em suas peças. “Foi isso que despertou meu interesse pelo assunto, me fez reconhecer como uma pesquisadora e ao mesmo tempo me tornar uma brincante dos jogos teatrais e ver o afrofuturismo, também, como uma proposta artística de busca por saúde mental”, conta Mariana.

              Ontem, hoje e amanhã: ilustração do designer do grupo, Rodrigo Kenan, que também desenvolve a iconografia afroturista específica da companhia

              Em Florianópolis, a atriz Thuanny Paes, de 25 anos, faz mestrado em teatro negro e inspira-se no grupo. “Ver essas mudanças, acompanhar essa resistência e crescimento, é gratificante. Porque teatro negro não é uma fase, é uma luta diária”, define. Ativista do movimento negro e produtora do coletivo NEGA, que existe há 10 anos, ela pontua que nada mais mais segura a ocupação dos palcos por atores e profissionais negros.

              “O teatro negro está na rua e na internet, alcança um público que não frequentava esse lugar mas já assimilou que a arte faz parte das nossas vidas nas batalhas de rap, nos saraus e nos eventos onde pessoas pretas se encontram”, testemunha Thuanny. E, assim, sendo o teatro o espelho da sociedade, os 15 anos de resistência antirrascista da companhia Os Crespos mostram que não faltam narrativas poéticas negras para subir aos palcos por seus próprios representantes ou público de todo tipo para prestigiá-las. O que falta, e muito, ainda, é o reconhecimento de tamanha riqueza.

              Agenda

              25/08, 19h30, terça – Encontro do “Terças Crespas”, dessa vez com a bailarina Eduarda Lemos (PE), a atriz Gabriela Loran (RJ) e o dramaturgo Daniel Veiga (SP), artistas trans negras da nova geração – Pelo Instagram do Centro Cultural São Paulo

              29/08, 20h, sábado – Espetáculo Infantil “Os Coloridos” com Lucelia Sergio, Ramon Zago e suas filhas Negra Rosa e Tereza Flor no Facebook do Tendal da Lapa – @Cctendaldalapa 

              De 30/08/20 a 19/09/20 – “Mostra Os Crespos 15 Anos”, do palco Teatro Arthur de Azevedo,

              • Infantil “Os Coloridos” (Domingos: 30/08, 06 e 13/09 – sempre às 16h)
              • Trilogia dos Desmanches aos Sonhos: “Cartas a Madame Satã, ou me desespero sem notícias suas” (Sáb, 05/09), “Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar sem Asas” (Sáb, 12/09), “Além do Ponto” (Sáb, 19/09), sempre às 21h.

               

               

              Tags: antirracismoOs CresposQuilomboteatroteatro negro
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              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
              • Territórios negros e periféricos no enfrentamento à pandemia da COVID-19: um estudo sobre as ações desenvolvidas na região metropololitana de São Paulo Por compreender a importância das diversas iniciativas realizadas para o enfrentamento da Covid-19, Geledés Instituto da Mulher Negra, Rede Conhecimento Social e um grupo de coletivos e movimentos sociais realizaram uma pesquisa sobre as formas de atuação e enfrentamento à pandemia da COVID-19 protagonizadas pela sociedade civil na região metropolitana de São Paulo, de forma a identificar as experiências, as problemáticas enfrentadas e os desafios para a continuidade das iniciativas. Para saber mais acesse www.geledes.org.br
              • "Enquanto um fenômeno multidimensional da política estadunidense que envolve dinâmicas de classe, gênero e raça, o trumpismo revelou diferentes faces, que na maioria das vezes se materializou em manifestações públicas de homens brancos da classe trabalhadora." Leia o Guest Post de Flávio Thales Ribeiro Francisco em: www.geledes.org.br
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