Quilombola é humilhado e sofre racismo por PM depois de ir ao banco abrir conta na Bahia

Nota da Associação Comunitária Agropastoril e Quilombola do Povoado de Lages dos Negros, Campo Formoso, Bahia 

Sabemos que a prática de racismo e discriminação para com o povo negro no Brasil ainda é uma constante gerando constrangimentos e danos irreparáveis para as vítimas. No dia 22 de abril, segunda–feira, do ano em curso, o quilombola Adenilson dos Santos Gama da comunidade quilombola de Lages dos Negros – Campo Formoso/BA, saiu da comunidade indo para a sede do município, Campo Formoso; ao chegar lá procurou a Agência da Caixa Econômica Federal com o intuito de abrir uma conta para receber seu salário pago pela prefeitura, por ser o mesmos prestador de serviço como operador do poço artesiano que abastece a população local, de Lages dos Negros.

No momento em que esteve no interior da Agência supracitada foi atendido por uma funcionária com a qual deixou Xerox dos seus documentos pessoais. Acreditando ter concluído a abertura da conta o mesmo se dirigiu para o ponto de ônibus para retornar à comunidade quando foi surpreendido por policiais da PM trazendo nas mãos os documentos que havia deixado no banco para abertura da conta acusando-o de ter subtraído da funcionária da caixa um aparelho celular.

As pessoas que se encontravam no ônibus ficaram estarrecidas e muito preocupadas com a atitude da polícia, mas talvez por falta de conhecimento ou até mesmo por medo não se manifestaram já que se tratava de policiais da PM nada puderam fazer.

Além do constrangimento da acusação ainda sofreu com a prática de racismo pelos policiais que o chamavam de negro safado e negro ladrão colocando o mesmo no camburão da polícia e lavando–o novamente até a Caixa; ao chegarem lá a pessoa que havia levado o aparelho já tinha sido encontrada e o aparelho devolvido para a suposta dona; os policiais ainda o pressionaram dizendo que ele era comparsa do indivíduo, foi quando perceberam que estavam acusando a pessoa errada; liberaram o rapaz, que é um pai de família honesto com quatro filhos menores e sem nenhuma passagem pela polícia, apenas com um pedido de desculpa.

Será que desculpa é o suficiente para corrigir os danos morais e psicológicos de pessoa que teve sua dignidade ferida por quem deveria lhe proteger?

Esse tipo de atitude está sempre acontecendo com nosso povo, aqui da Lages dos Negros, principalmente quando se trata de ação policial, ou de um fato negativo, que eles fazem questão de nos estigmatizarem exibindo nos meios de comunicação como se fosse um troféu, generalizando tudo, dando a impressão de que todas as pessoas são envolvidas, mesmo que o ato não tenha ocorrido na localidade, como o que aconteceu no último episódio a mais ou menos dois meses atrás, quando fizeram uma apreensão numa roça de maconha nas divisas com vizinho município de Sento a Sé, a quilômetros da localidade de Lages dos Negros, e colocaram a filmagem como se tivesse acontecido aqui na sede do povoado deixando todos muito constrangidos e indignados.

Diante do ocorrido com o quilombola Adenilson dos Santos Gama, que também é membro e atual vice-presidente da diretoria da Associação acima, manifestamos aqui o nossos repúdios e indignação. Estamos encaminhando o caso para a defensoria pública e instituições de apoio ao povo negro para que sejam tomadas as devidas providencias.

Lages dos Negros, 22 de abril de 2013

 

Saiba mais sobre Quilombolas

Saiba mais sobre Racismo no Brasil

Fonte: Combate ao Racismo Ambiental

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

Niterói – Abertura da Semana Municipal do Combate à Intolerância Religiosa

O Vereador Leonardo Giordano convida a todos e todas...

Centro cultural celebra Dia da Consciência Negra com marcha pelo respeito à ancestralidade africana

  O Centro Cultural Orùnmilá oferece uma programação especial de...

Luiza Bairros apresenta balanço das ações da Seppir para bancada do PT

por Rogério Tomaz Jr. Em reunião com a bancada do...

Luiza Bairros, ministra da SEPPIR, avalia um ano de governo

Em entrevista EXCLUSIVA concedida ao Portal Áfricas, no mês...
spot_imgspot_img

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...

Liderança de mulheres quilombolas é tema da websérie que será lançada no Dia Internacional da Mulher por grupo de pesquisa da UFV

 Iyalodè, palavra iorubá para "aquela que lidera”, nomeia a primeira temporada da websérie “Meios de Prosa”. Nela, quatro mulheres de comunidades quilombolas de Minas...

Quilombolas de Marambaia lutam por melhorias nos serviços públicos

Mesmo após a titulação, a comunidade quilombola da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, visitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da...
-+=