Quilombolas deixam sede do Incra após passarem noite no local

Órgão se comprometeu a retomar diálogo sobre desapropriações no Litoral Norte


Os manifestantes quilombolas que ainda permaneciam na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Porto Alegre, deixaram o local, na tarde desta quinta-feira. O órgão se comprometeu a retomar o diálogo quanto à desapropriação de terra em Morro Alto, no Litoral Norte na próxima semana.

Das 70 famílias que passaram a noite na Capital, muitos integrantes chegaram a se acorrentar numa alusão à escravidão. Um total de cerca de 50 pessoas foram as últimas a se retirarem da sede do Incra. No total, 456 famílias quilombolas querem uma parte da área de 4,6 mil hectares, sendo 193 residentes por lá e outras 400 formadas por não-quilombolas, que precisariam ser indenizadas.

De acordo com os manifestantes, um relatório técnico do Incra já definiu, em março, a necessidade de desapropriação a partir de dados históricos e técnicos. Outra invasão da sede do órgão já havia ocorrido no dia 30 de setembro pelo mesmo motivo.

A legislação dita que, a partir da notificação, os atuais donos das terras terão prazo para contestar, antes que o processo seja remetido a Brasília, para a efetivação do decreto de desapropriação. Quem provar a posse do título da terra é indenizado. Já pequenos agricultores serão reassentados.

Segundo o Movimento Negro Unificado, o Rio Grande do Sul tem hoje 200 comunidades quilombolas, mas só três delas com a posse da terra. O Incra soma cerca de 60 processos de desapropriação. Para os manifestantes, a pressão do agronegócio e de parlamentares ligados ao setor está travando o avanço das tratativas em Morro Alto.

 

Fote: Correio do Povo 

+ sobre o tema

Ensaio poderoso explora a identidade de pessoas albinas na África

Sentir-se como um estranho, mesmo que em terras familiares,...

5 motivos para assistir ‘Beasts of No Nation’ o mais rápido possível

Na última sexta-feira (16) a Netflix lançou oficialmente o...

Filha de Whitney Houston tem morte cerebral. Pai decide manter aparelhos ligados

Filha de Whitney Houston, Bobbi Kristina teve sua morte...

para lembrar

Onde está Jonathan Makeba? Altair Maia

Jonathan Makeba é um personagem real. Ele é resultado da...

LDF Statement on the Passing of Model Social Justice Advocate Lynn Walker Huntley

The NAACP Legal Defense and Educational Fund (LDF) deeply...

Estudantes sugerem tradução dos livros de Agostinho Neto

O palestrante, Saldanha Fragoso, estabeleceu “uma ponte do discurso...
spot_imgspot_img
-+=