Quilombolas deixam sede do Incra após passarem noite no local

Órgão se comprometeu a retomar diálogo sobre desapropriações no Litoral Norte


Os manifestantes quilombolas que ainda permaneciam na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Porto Alegre, deixaram o local, na tarde desta quinta-feira. O órgão se comprometeu a retomar o diálogo quanto à desapropriação de terra em Morro Alto, no Litoral Norte na próxima semana.

Das 70 famílias que passaram a noite na Capital, muitos integrantes chegaram a se acorrentar numa alusão à escravidão. Um total de cerca de 50 pessoas foram as últimas a se retirarem da sede do Incra. No total, 456 famílias quilombolas querem uma parte da área de 4,6 mil hectares, sendo 193 residentes por lá e outras 400 formadas por não-quilombolas, que precisariam ser indenizadas.

De acordo com os manifestantes, um relatório técnico do Incra já definiu, em março, a necessidade de desapropriação a partir de dados históricos e técnicos. Outra invasão da sede do órgão já havia ocorrido no dia 30 de setembro pelo mesmo motivo.

A legislação dita que, a partir da notificação, os atuais donos das terras terão prazo para contestar, antes que o processo seja remetido a Brasília, para a efetivação do decreto de desapropriação. Quem provar a posse do título da terra é indenizado. Já pequenos agricultores serão reassentados.

Segundo o Movimento Negro Unificado, o Rio Grande do Sul tem hoje 200 comunidades quilombolas, mas só três delas com a posse da terra. O Incra soma cerca de 60 processos de desapropriação. Para os manifestantes, a pressão do agronegócio e de parlamentares ligados ao setor está travando o avanço das tratativas em Morro Alto.

 

Fote: Correio do Povo 

+ sobre o tema

Racionais MC’S fazem show no dia da Consciência Negra em SP

  Sábado dia 20 de novembro é feriado  da Consciência...

Fátima Oliveira: 2011, Ano Internacional para Descendentes de Africanos

por Fátima Oliveira,   No dia 12 passado, a ONU definiu...

Expressões artísticas devem ser apreciadas

A dança é para o historiador Simão Souindoula...

para lembrar

Almirante Negro volta às livrarias

"As memórias tinham sido publicadas em 1912 e 1913...

PARATY: XI Encontro da Cultura Negra

XI Encontro da Cultura Negra Quilombo Campinho da...

MOGI DAS CRUZES: Zumbi dos Palmares ganha monumento

Fonte: Mogi News - A Prefeitura de Mogi,...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=