Racismo causa ansiedade e depressão em vítimas, diz pesquisa

Quem sofre racismo com frequência e em situações variadas está mais sujeito a apresentar problemas psicológicos, afirma estudo

Por: Saulo Pereira Guimarães

São Paulo – Sofrer racismo com frequência e em diversas situações torna as pessoas mais sujeitas a ansiedade, depressão e problemas com drogas. A descoberta é de pesquisadores americanos.

Um artigo sobre o tema foi divulgado em agosto na publicação de ciência Addictive Behaviors. Para o estudo, cerca de 4,5 mil pessoas negras com idade entre 18 e 65 anos responderam questões relacionadas a situações de discriminação racial pelas quais pudessem ter passado.

Do total de entrevistados, 83% relataram que foram vítimas de algum tipo de discriminação no último ano. Cerca de 50% dos participantes afirmaram que sofreram todas as formas de racismo analisadas e 14,7% contaram que passavam frequentemente por situações de discriminação de todos os tipos.

Segundo os cientistas, os integrantes dos dois últimos grupos apresentaram maiores índices de depressão, alcoolismo e problemas com drogas do que os outros.

“A discriminação explícita é uma fonte frequente de problemas de saúde, embora seja negligenciada, e tem efeitos comparáveis à morte de um ente querido ou à perda de um trabalho”, afirmou em nota sobre o estudo a socióloga Trenette Clark, da Universidade da Carolina do Norte.

Entretanto, Trenette destaca que, ainda que a maior parte das pessoas afirme ter sofrido racismo, problemas psicológicos ou de dependência de drogas não vitimaram a maioria dos entrevistados. Entre as razões para isso, ela destaca fatores como identidade étnica, espiritualidade e religiosidade.

 

 

 

Fonte: Exame 

+ sobre o tema

Brasil tem racismo profundo contra índios e negros, diz relator da ONU

  O relator especial da Comissão de Direitos...

Nível de insegurança em SP explodiu

Por Luiz Flávio Gomes A quarta pesquisa dos Indicadores de...

para lembrar

Antes do Pan, ginástica garante que caso de racismo está superado: ‘fatalidade’

Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o ginasta Arthur Nory...

Vinícius Júnior revela um de seus maiores medos na Europa

Além disso, o atacante, que já está vendido ao...

Tecnologia facilita o combate ao racismo (2)

NOVA YORK - A Associação Nacional para o Progresso...

E os “brancos” do candomblé’?

A intolerância religiosa, nos últimos vinte anos, aparece como...
spot_imgspot_img

Brasil: Relatório sobre Justiça Racial na Aplicação da Lei

Este relatório contém as conclusões do Mecanismo Internacional de Especialistas Independentes para o Avanço da Igualdade e Justiça Racial na Aplicação da Lei (EMLER,...

Jovens negros carregam traumas de reconhecimento fotográfico injusto

Em 2018, o porteiro Carlos Alexandre Hidalgo foi a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência por conta de um crime virtual que...

Casos de racismo aumentaram no futebol brasileiro; veja relatório

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol divulgou nesta quinta-feira (26) o 10º Relatório da Discriminação Racial no Futebol, que é baseado em dados de 2023....
-+=