Pelé e a consciência negra ou estamos por nossa própria conta – Por: Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva

Pelé é um sujeito conhecido e reconhecido pelas declarações infelizes e obtusas que procuram minimizar as manifestações de racismo em todos os continentes. É frustrante e dolorido ouvi-lo, entretanto, sua triste figura no quesito compreensão do funcionamento do racismo é plenamente compreensível no contexto brasileiro.

A principal estratégia da casa grande para perpetuar o racismo no Brasil tem sido sua negação. Por isso é tão importante para este projeto hegemônico que ícones como Pelé prestem esse desserviço ou façam esse trabalho sujo, como queiram.

A persona Pelé vende a ilusão de que nunca foi alvo de racismo ou que o superou pelo sucesso e pela subserviência discursiva aos métodos de manutenção do poder branco, que permitem a existência inofensiva de alguns ícones negros. E pretende dizer aos mais novos, tais como Aranha, o insurgente, que, para chegar a algum lugar como negro, é preciso aquiescer ao poder branco, baixar a cabeça frente aos racistas, calar-se, resignar-se. Ele que é Pelé, inigualável e insuperável sofreu calado. Por que esses garotos novos, que tão distantes dele estão como jogadores, querem holofotes para um problema que deve continuar debaixo do tapete?

Porque esses meninos já aprenderam que as coisas podem e devem ser diferentes e que mudarão se nós também mudarmos, se não aceitarmos passivamente que nos chamem de macacos, que digam o que sentimos, o que queremos, por onde devemos caminhar e de que forma. Se apontarmos o dedo na cara do racismo institucional exigindo respeito a nossos direitos humanos. Porque já compreenderam que os tempos serão outros se escrevermos nossa própria história pelos marcos referenciais escolhidos por nós mesmos.

 

 

 

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Segurança alega que empresário o discriminava e o chamava de “macaco”

O segurança bancário Alexsandro Abilio de Farias disse nesta...

Manchester City investiga caso de racismo

O Manchester City está no olho do furacão após...

“Vaza, negão!”:policiais agridem jovem motivados por racismo

Foi assim. Na branca Blumenau, Santa Catarina, noite de...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=