Racismos contemporâneos

Será lançada no próximo dia 9 no Plenário da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal a publicação Racismos contemporâneos, realização da Takano Cidadania e Ashoka Empreendedores Sociais que reúne um pouco da vasta produção crítica que vem sendo desenvolvida, na obscuridade, pelo conjunto da militância negra deste país. É isso que o livro representa: mais uma contribuição na direção da quebra do silêncio e da invisibilidade a que tem sido historicamente submetida a crítica que o pensamento negro vem engendrando sobre as relações raciais no Brasil.

Por Sueli Carneiro

A primeira questão que o livro coloca de imediato no título é o rompimento com os eufemismos com que se tenta amenizar a realidade de exclusão de natureza racial a que os negros se acham submetidos no Brasil. Explicitar o racismo é recusar o que a nossa tradição cultural instituiu como um não-dito. A nossa etiqueta social se compraz em evitar essa palavra, que virou sinônimo de mau gosto. E, nesse sentido, Racismos contemporâneos incide sobre os paradigmas de invisibilidade ou indiferença com a questão racial.

Mas, sobretudo, reflete o engajamento de novos setores sociais a uma concepção antiga dos movimentos negros nacionais: a de que a resolução da questão racial no Brasil não é problema apenas dos negros, mas elemento estrutural da sociedade brasileira que exige o posicionamento de todo agente social comprometido com os rumos do país. Sinaliza que, de fato, a ética é uma ótica. E é essa ótica que orienta a visão política da Ashoka na sua busca intencional do empreendedor social negro para integrar a sua fellowship. E no seu esforço de, mediante publicações como essa, visibilizar o protagonismo de sujeitos do conhecimento e sujeitos políticos contra-restando com a postura corrente de não-reconhecimento do protagonismo político negro.

Como afirma Célia Cruz, diretora da Ashoka Brasil no prefácio do livro, ‘‘com a publicação de Racismos contemporâneos, reunindo textos de onze integrantes de sua rede de empreendedores sociais no Brasil, a Ashoka pretende contribuir para ampliar ainda mais esse debate, que deve mobilizar todos os setores da sociedade. Problema a ser considerado quando da elaboração de políticas públicas, o racismo deve, também, constituir preocupação constante em nossa vida cotidiana, para que não compactuemos nem com privilégios nem com preconceitos presentes há décadas na rotina de vida dos brasileiros. Privilégios e preconceitos esses que tentam legitimar a concentração de riqueza e a exclusão da maioria com a manutenção da injustiça social”.

Reflete também a emergência de nova dimensão da responsabilidade social de empresas que já não temem associar o nome aos temas silenciados, o que se expressa na vontade política da Takano Cidadania em contribuir para o rompimento da conspiração do silêncio que caracteriza o tratamento do problema do racismo em nossa sociedade apoiando essa e outras publicações com esse recorte. Sugestivamente, o livro inaugura a Coleção Valores e Atitudes, da Takano Cidadania, assentada numa perspectiva ética assim descrita por Antônio Takano, presidente do Conselho de Administração do Grupo Takano: ‘‘Quando lançamos a Coleção Valores e Atitudes, prometemos aos nossos parceiros e à sociedade como um todo que nossas publicações tratariam de conteúdos e experiências capazes de provocar uma reflexão sincera que orientasse a tomada de decisões dos gestores públicos e privados em direção a um desenvolvimento com justiça social….Com a edição deste livro de ensaios, redigido por 11 pensadores e militantes sociais que atuam em áreas diversas, todos abordando a dimensão do racismo contemporâneo, esperamos que a pauta política da desigualdade racial tome corpo e consistência para que seja enfrentada com a coragem e a urgência que milhões de brasileiros necessitam”.

O lançamento do livro, precedido do debate sobre políticas públicas e questão racial com membros do governo e do Senado, sinaliza fortemente para os gestores públicos a nova compreensão que emerge na sociedade e a expectativa de vê-la refletida nas políticas públicas. Enfim, ao lado das práticas discriminatória consagradas, surgem novos territórios de resistência e combate às práticas seculares de exclusão.

A emergência das novas parcerias representa um novo pacto de co-responsabilidade entre negros e setores racialmente hegemônicos para a solução das desigualdades raciais e para a construção de novos paradigmas de sociabilidade, respeito mútuo e participação democrática no país. As parcerias que viabilizam a iniciativa afirmam que cada um, do interior de sua especificidade, pode encontrar maneiras de dar a sua cota para a promoção da igualdade racial. Basta apenas a firme decisão de trair o racismo deixando de compactuar com as perversidades sociais que ele produz.

+ sobre o tema

A Invenção de Zumbi – por Sueli Carneiro

Bendito vidro moído nos bofes do Senhor bendita a...

Eta povinho danado! por Sueli Carneiro

O que semelhante indignação parece também sugerir, pelo grau...

Mais um Passo

Na III Reunião do Comitê Preparatório da Conferência Mundial...

Pelo direito de ser, por Sueli Carneiro

Durante os anos de 1992 e 1993, a Federação...

para lembrar

Manifesto: Marcha das Mulheres Negras de São Paulo

Neste 25 de julho, nós mulheres negras e indígenas...

Cadernos Geledés IV: Mulher Negra – textos de Sueli Carneiro

Neste número 4 dos Cadernos Geledés, resolvemos publicar três...

UFRGS vai conceder título de Doutora Honoris Causa a Elza Soares

“A entrega do reconhecimento a Elza Soares é um...

Por que faltam mulheres negras no mercado de tecnologia?

O setor de Tecnologia e Inovação se torna mais...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

“Avalio de forma positiva a presença de mulheres negras em conferências da ONU”, diz Rafaela Seixas

A diplomata Rafaela Seixas é uma das convidadas de Geledés para o evento 'Estratégias para o Empoderamento Econômico da Mulher Negra', que acontece nesta...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=