Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros inaugura coluna “Nossas Histórias” no Portal Geledés

Sabemos que já foi confortável defender: “Os negros não são gente. São coisa. Não têm alma. Não pensam!”

Houve também quem dissesse: “Os negros não têm história!”

Teve depois quem assegurasse: “Faltam fontes confiáveis para que se escreva a história dos negros!”

Todas essas são expressões de uma matriz de sentido por meio da qual homens e mulheres negras não teriam assegurado nem sequer a condição de tema para a reflexão sobre a experiência humana ao longo tempo. 

O racismo é perigoso porque autoriza e investe na naturalização de sequestros da Humanidade de indivíduos e grupos discriminados. Isso, por consequência, faz com que seja possível até mesmo se cegar para como tais pessoas tornam possíveis suas vidas, produzem vastos repertórios de experiências que são compartilhadas entre gerações, estabelecem permanências e dão a medida de si e dos outros no convívio social. 

Mas, apesar dessas violências que geram silenciamentos e sub-representações, nós existimos. Sendo isso inegável, esse fato nos leva a outro: Homens e mulheres negras fazem, narram, escrevem História! Para além, portanto, do lugar de objeto, somos sujeitos que disputam e produzem a própria historiografia. 

No contexto brasileiro das últimas décadas, em especial, temos verificado um aumento contínuo da presença de Historiadoras Negras e Historiadores Negros atuando em diferentes campos e frentes de pesquisa! Espalhadas/os pelo país e também no exterior, são vários os exemplos de pessoas negras produzindo artigos, monografias, dissertações, teses, livros, práticas e materiais didáticos, ações coletivas, etc. 

A fim de ressaltar a existência desses sujeitos produtores de conhecimento e das muitas histórias que a História já conta, o Portal Geledés abrigará, a partir deste 16 de setembro, a coluna semanal Nossas Histórias, um projeto da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros desenvolvido também em parceria com o Acervo Cultne

A cada quarta-feira, será publicado um texto produzido por historiadoras negras e historiadores negros com objetivo de fortalecer as reflexões voltadas à superação do racismo no Brasil e à democratização do conhecimento mediante práticas de letramento histórico. 

O projeto tem especial interesse em contribuir para o processo de implementação da Lei n. 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras. Para tanto, além de contar com um vídeo explicativo disponível no Canal do Acervo Cultne no Youtube, ao final dos textos será possível encontrar a indicação de códigos de habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos quais se associam os conteúdos abordados. 

A coluna Nossas Histórias conta com a colaboração da Equipe Editorial formada pelas/os historiadoras/es: Aline Najara da Silva Gonçalves, Ana Flávia Magalhães Pinto, Bethania Pereira, Carlos Silva Júnior, Fernanda Oliveira da Silva, Francisco Phelipe Cunha Paz, Jonatas Roque Ribeiro e Lucimar Felisberto dos Santos. Contatos podem ser feitos por meio do e-mail: [email protected].

+ sobre o tema

Corrigir distorções históricas

As cotas para excluídos têm sido objeto de inúmeras...

A Literariedade da Obra de Carolina de Jesus: um reconhecimento necessário

O artigo tem como objetivo constatar se a obra...

Eu dentro de mim

Já que o mundo está em medida de contenção...

para lembrar

A brasileira África dos escravos retornados

Alguns países da África Ocidental, como Gana, Togo, Benin...

Único escravo no Brasil a publicar autobiografia ganha site de memórias

Mahommah Gardo Baquaqua nasceu no século XIX onde hoje...

Mães escravas, mães “de cor”*

As mães escravas, na sua grande maioria amantes passageiras,...

Cais do Valongo é candidato a Patrimônio da Humanidade

Local já foi porta de entrada de africanos escravizados...

Literatura africana em sala de aula: uma proposta didática

A relação entre história e literatura vem de longa data. A narrativa literária é considerada uma das fontes de produção do conhecimento histórico sobre...

Retrospectiva 2023 – Coluna Nossas Histórias

Quarta-feira é dia de Coluna NOSSAS HISTÓRIAS, um espaço ampliado para a repercussão de narrativas históricas e contemporâneas sobre as múltiplas experiências negras e...

Dia de Martin Luther King: 6 filmes para entender sua importância nos EUA

O dia de Martin Luther King Jr. é um feriado nacional nos Estados Unidos, celebrado toda terceira segunda-feira do mês de janeiro. Neste ano,...
-+=