Rede Solidária

a rede

Quando a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil e trouxe graves consequências para a população, começaram a surgir diversas iniciativas de organizações da sociedade civil, ONGs, coletivos e ativistas em geral, buscando mobilizar as pessoas por ajuda e proteção, por pressão popular para implementação de políticas emergenciais e de longo prazo e por ações sociais colaborativas e criativas, sempre com o objetivo de unir o país pelo bem de todas e todos.

No Rede Solidária

Reprodução/Facebook

Diante disso, a Abong, como organização comprometida em fortalecer a sociedade civil organizada, criou a Rede Solidária, que tem o objetivo de unificar todas essas iniciativas em um único espaço.

Portanto, se você tiver alguma iniciativa, precisar de ajuda ou quiser ajudar, acesse a nossa rede e faça parte dessa corrente.

Solidariedade é estarmos mais unidas do que nunca!

contexto

Temos acompanhado as tristes notícias pelo mundo todo com a disseminação e o impacto da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), ceifando vidas, provocando insegurança alimentar para milhões de famílias mais vulneráveis, para trabalhadoras/es informais, pondo em risco profissionais de saúde, dos transportes e da cadeia de reciclagem.

Para enfrentar este quadro, o momento é de união nacional, solidariedade, de ações coletivas em defesa dos segmentos mais vulneráveis e também de exigir dos poderes públicos sua responsabilidade nesta tarefa. Cabe ao Estado, por meio de suas políticas, garantir o direito de acesso pleno e universal à saúde, assim como promover os demais atendimentos sociais necessários para garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos e todas as cidadãs.

A Abong se posiciona e direciona suas ações pela defesa e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pela revogação da Emenda Constitucional 95 que congelou os investimentos em saúde, educação e assistência social, e pela exigência de medidas que garantam uma renda mínima para todas as brasileiras e brasileiros que sofram perdas com as medidas de restrição tomadas por conta da pandemia.

#RevogaEC95

 

Em 2016 foi aprovada pelo governo federal uma medida para congelar os investimentos no SUS por vinte anos. É a Emenda Constitucional 95.

Essa EC 95 já causou um prejuízo estimado em R$ 400 bilhões para o Sistema Único de Saúde (SUS) e consequentemente à saúde da população.

Neste momento de pandemia é imprescindível revogar essa decisão e garantir acesso à saúde a todas as pessoas.

Faça parte do abaixo-assinado e nos ajude nessa pressão:

#EmDefesadoSus

#SusCombateCoronavirus

quero doar

A Abong, por meio de suas associadas e parceiras, está levantando recursos materiais e financeiros para ajudar as populações em situação de risco e vulnerabilidade social. São comunidades periféricas, ribeirinhas, quilombolas e assentamentos que precisam de nossa solidariedade e cooperação para que lhes sejam garantidos o básico e minimizados os efeitos do Covid-19.

Faça parte desta corrente e apoie essas atividades!

A destinação do valor arrecadado ficará aos cuidados das organizações associadas da Abong envolvidas nas atividades em defesa das pessoas vulneráveis à pandemia do coronavírus.

Para doar clique aqui

mapa

Aqui você pode visualizar as iniciativas solidárias que estão acontecendo pelo Brasil.

Este mapa é colaborativo, portanto, se você está engajada/o ou conhece alguma ação solidária, inclua aqui também clicando no botão da home “Quero compartilhar uma ação” ou envie um e-mail para [email protected].

 


Leia também: 

Edital para apoiar pessoas e comunidades no combate ao Coronavírus já esta aberto

Matchfunding Enfrente: R$3,6milhões para a luta das periferias contra o Coronavírus

 

+ sobre o tema

Quando raposas tomam conta do galinheiro, por Maurício Pestana

por Maurício Pestana  A expressão acima, dito popular...

Obama para de fumar e Michelle está ‘orgulhosa’

A luta contra o vício foi um dos temas...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

No Brasil, uma Justiça que se baseia em conjecturas e condena por presunção

STF e o 'mensalão': decisão perigosa sem precedentes para...

Instituto Millenium: toda a democracia que o dinheiro pode comprar!

Seminário sobre liberdade de expressão reunirá em São Paulo...

Festival Existe Amor em SP quer engajamento político na cidade

Um evento que reúne música, dança, teatro, lazer e...

ELEIÇÃO 2010: Dilma cresce em intenção de voto e já encosta em Serra, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha publicada na edição de domingo da...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Alcance e capacitação profissional são desafios do SUS para tratamento de autismo

Na sala de estimulação sensorial, equipada com piscina de bolinha, rede e pula pula, a pequena Lara de Almeida, 4, é acompanhada por uma...

Primeiras doses da vacina do SUS contra dengue chegam ao Brasil

A primeira remessa da vacina contra a dengue que será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Brasil neste sábado (20). O...
-+=