Revista Allure causa polêmica ao fazer tutorial de cabelo afro com modelo branca

A edição de agosto da revista norte-americana “Allure” causou polêmica nesta segunda-feira (3) no Twitter ao ensinar passo a passo de cabelo afro em uma mulher branca. Leitores estão dizendo que a publicação está incentivando a apropriação cultural.

no MidiaCom

cabelo afro5
No artigo chamado “Sim, você (você mesmo) pode ter um afro”, a “Allure” usa a atriz Marissa Neitling, do programa “The Last Ship”, como modelo para tutorial de black power. Segundo o texto, que faz parte de um especial sobre a estética dos anos 70, qualquer pessoa de cabelo liso pode conquistar os cachos volumosos usando algodão, secador e tendo muita paciência.

cabelo afro4

Porém, os críticos apontam que, além de colocar uma pessoa branca na matéria, a revista ignorou o contexto histórico e cultural do penteado. Como já adianta o nome, o black power foi símbolo do orgulho negro durante os anos 60 e 70, quando a luta pelos direitos civis nos EUA estava no auge. Os fios bem armados eram usados principalmente pelos integrantes do grupo Panteras Negras.

“Como vocês puderam achar que isto era realmente ok?”, escreveu Olivia A. Cole no Twitter. “Todo mundo quer ter o cabelo estilizado, mas ninguém quer ser fichado”, publicou outra internauta, se referindo ao preconceito sofrido por negros pela polícia.

cabelo afro2

cabelo afro

Ao “Buzzfeed” americano, a revista “Allure” disse que o afro tem uma “história cultural e estética muito rica”. “Neste artigo, nós mostramos mulheres usando diversos tipos de penteados como uma expressão individual de estilo. O uso da beleza e do cabelo como uma forma de auto-expressão é o espelho do que está acontecendo em nosso país. A criatividade não tem limites– e isto é maravilhoso”, dizia o comunicado oficial.

cabelo afro

 

leia também: 

As diferenças entre os comentários em notícias sobre eventos de negros e ruivos

+ sobre o tema

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com...

para lembrar

Concurso Miss Black Power Brasil

O Miss Black Power Brasil é o primeiro concurso...

Vitória’s e Carol’s

Quando eu nasci não tinha muito ideia de como...

Só Danço Samba (Pobre Samba meu)

O “sambismo” branco elegante da Bossa Nova posto em...

Jay-Z recria Friends com negros e dá tapa na cara de séries embranquecidas

Há uma semana, o rapper Jay-Z lançou o provocativo...
spot_imgspot_img

Canta, Luciane

Luciane Dom é uma mulher negra de 34 anos, nascida em Paraíba do Sul (RJ). Formou-se em História na Uerj. É cantora e compositora....

Lázaro Ramos: ‘Mostrar afeto por nossos traços é uma mensagem muito forte’

Caso eu me arriscasse a escrever uma biografia de meu cabelo, assim como a protagonista de Djaimilia Pereira de Almeida no romance "Esse Cabelo",...

Vídeo mostra Lázaro Ramos explicando para filha sobre cabelos crespos: “Nossa coroa”

O ator Lázaro Ramos abordou conscientização e ancestralidade ao compartilhar um registro na sexta-feira (29), com sua filha caçula, Maria Antônia, de 8 anos, a sensibilizando...
-+=