A jornalista, escritora e professora Rosane Borges lançará, no dia 3 de dezembro, às 20h, o livro Imaginários emergentes e mulheres negras: representação, visibilidade e formas de gestar o impossível, em debate apresentado pela jornalista e curadora Adriana Ferreira, com participação da filósofa Sueli Carneiro e da cantora Izzy Gordon. O evento acontecerá no Itaú Cultural (IC), em São Paulo.
Imaginários emergentes e mulheres negras discute o papel da mulher negra na sociedade de hoje e apresenta propostas de ação nesse contexto, a partir de uma leitura histórica de como o racismo realizou apagamentos da experiência e da criatividade de uma parcela da população. Em diálogo com a filosofia e as ciências humanas, Rosane retoma saberes ancestrais e estratégias de mobilização que se posicionam diante desses impactos estruturais.
Rosane Borges é mestre, doutora e pós-doutora em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), tendo se formado em comunicação social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É professora do Diversitas e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de coordenadora da Escola Online Longa. É também autora de Esboços de um tempo presente (2021) e organizadora dos livros Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004) e Mídia e racismo (2012).
lançamento do livro Imaginários emergentes e mulheres negras: representação, visibilidade e formas de gestar o impossível
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025
às 20h
[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Reserve seu ingresso gratuito pela plataforma Inti