Saúde pública e a pandemia de COVID-19 no Brasil

Em  discussão  mais  recente  e  direcionada  as ações estatais,  podemos notar que após o Golpe de Estado de 2016, acontecimento que favoreceu a saída da presidenta Dilma Rousseff, Michel Temer na intenção de manter níveis econômicos satisfatórios, para mencionar alguns dos retrocessos, instituiu a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos (EC nº 95/2016), que limita por 20 anos o financiamento das políticas de saúde, promoveu ainda a Revisão da Política Nacional de Atenção Básica (agosto de 2017) com mudanças na estratégia de organização dos serviços. Como assinala Bravo et al.: 

 

Uma dessas questões é a perda de recursos federais destinados ao SUS estimada em R$ 654 bilhões de reais nesse período de 20 anos, em um cenário conservador (crescimento médio do PIB de 2% ao ano). Ao utilizar uma estimativa de crescimento maior (3% ao ano), a estimativa chega a R$ 1 trilhão. Ou seja: ao comparar a regra da PEC com a atual, quanto mais a economia brasileira crescer nesse período, maior a perda de recursos para a Saúde. (BRAVO et al., 2018, p. 15)

Constata-se, com o novo regime fiscal a difícil concretização dos serviços públicos com qualidade, o que denota a necessária luta dos movimentos sociais para responder aos desafios atuais. A pandemia do COVID-19 por sua vez, tem influenciado o cotidiano dos espaços de saúde de forma incisiva. Os profissionais da saúde tem apresentado a tarefa árdua de executar suas funções com condições de trabalho precárias, falta de EPIs adequados, ausência de estrutura e convivido com a superlotação das unidades. A política de saúde neste momento crítico é vista como mercadoria para quem dela pode pagar tornando-se uma política segmentada e dual. As consequências desse processo trazem para o Brasil vários agravos como: maior desigualdade; inoperância dos direitos sociais; sucateamento da saúde e seu consequentemente desmonte, números expressivos de acometidos pela doença, mais de 50 mil mortes em pouco mais de três meses, subnotificação e dentre outros problemas. 

É importante lembrarmos que em meio à crise instaurada estamos há mais de um mês sem ministro da saúde, as desigualdades de acesso da população aos serviços de saúde aumentam todos os dias bem como a escala de letalidade, com isso é notório os desafios para a construção de práticas baseadas na integralidade. Como bem ressalta Bravo et al(2018) o mercado passa a dividir/disputar o orçamento da saúde, por outro lado passa a ser compreendido, enquanto lógica, que essas entidades são promotoras de saúde. Ademais, o discurso institucional do presidente e seus apoiadores não estão no sentido de prevenção de mortes como determina a Organização Mundial da Saúde (OMS)  e sim na flexibilização das medidas do lockdown além da negação da ciência e disseminação de fake news no âmbito da saúde.  

Nessa linha, a participação social na defesa dos princípios do SUS é de extrema importância para reafirmar a saúde como um direito fundamental garantido constitucionalmente, lutando assim, na contracorrente do projeto hegemônico. É urgente a necessidade de mobilização e diálogo coletivo para barrar o projeto necropolítico do governo federal, e garantir que o SUS continue com profissionais críticos, de referência nos diversos campos e compromissados com a transformação social. Cobertura universal (de verdade) reduz mortalidade… Qualquer restrição de acesso produzirá efeito contrário. 

 O problema é estrutural. A pandemia ressalta as desigualdades e são, também, as desigualdades que impactam a saúde. Por isso, as respostas aos impactos passam pela promoção de direitos, garantindo renda, proteção aos direitos sociais e o compromisso com um SUS 100% público, estatal e de qualidade.  

Referências

BRAVO, Maria Inês Souza; PELAEZ, Elaine Junger; PINHEIRO, Wladimir Nunes. As contrarreformas na política de saúde do governo Temer. Argumentum, Vitória, v. 10, n. 1, p. 9-23, jan./abr. 2018.

 


+ sobre o tema

Pelo direito de usar meu fio de conta enquanto leciono

Eu sou de Deus, prô!  Credo prô, isso é coisa...

Mercedes Baptista, a dançarina do impossível, senhora do mundo!

A dança, em suas mais variadas formas e composições,...

No carnaval a casa grande (se) pinta e borda com o que nos pertence.

Se há uma época em que, sem pedir licença...

Culpa

Nós, mulheres pretas temos um processo de culpa latente...

para lembrar

Coronavírus: transparência em 90% dos estados brasileiros é insuficiente

Avaliação da OKBR considerou conteúdo, formato e nível de...

Mutirão carcerário de presos provisórios devido à pandemia do coronavírus

O atual cenário brasileiro e mundial de disseminação do...

O protagonismo negro perante a pandemia do Covid-19 – Outro olhar sobre a Conjuntura Nacional

As infinitas chibatadas e suas marcas não lhe amedrontaram. Os...

Alcance e capacitação profissional são desafios do SUS para tratamento de autismo

Na sala de estimulação sensorial, equipada com piscina de bolinha, rede e pula pula, a pequena Lara de Almeida, 4, é acompanhada por uma...

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base em...

Saúde mental dos idosos ainda sofre os impactos da pandemia

Após anos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, torna-se evidente que os idosos estão entre os grupos mais afetados em termos de saúde mental. A melhoria das...
-+=