Sem Justiça não há paz

Sem justiça não há paz.

por Marcos Romão no MamaPress

O racismo nos EUA e o racismo no Brasil,
nos deixa a todos sentados em um barril de pólvora.

Durante as negociações um dos atiradores, um negro ( tem mais, qual a cor?) antes de morrer falou que estava com raiva do movimento em defesa da vida dos negros ” Black-Lives-Matter”, com raiva dos brancos, principalmente policiais e queria matar tantos policiais quanto possível.

Estava, sozinho, pertencia a alguma organização, fazia parte de um bando de criminosos que se aproveitam do caos? Ninguém sabe ainda.

Mas o certo é que o atirador é um assassino dos mais cruéis, ele matou policiais e ao mesmo tempo feriu o coração de todo um movimento em defesa da vida que é o “Black-Lives-Matter” e todos que lutam pelo fim das mortes provocadas por policiais racistas.

Também é certo que todas as política públicas levadas adiante para diminuir o grau de violência contra os negros em um sistema branco, pouco adiantaram, mesmo tendo um presidente negro.

A raiva expressada pelo atirador, é a mesma raiva que milhões de negros norte americanos carregam. Este é o barril de pólvora em que estão sentados todos os negros e brancos americanos interessados na paz e na possibilidade de convivência pelo menos pacífica.

A raiva do atirador negro, só colocou mais azeite nas fogueiras tanto dos negros que estão cansados de esperar, quanto dos policiais brancos racistas que agora terão desculpas para matar,

A guerra está vencendo e todos os cidadãos norte-americanos, estão diante de uma batalha, em que os que lutam pela vida, terão muitas dificuldades em se fazerem ouvir.

O rastilho da guerra racial está aceso, e não só nos EUA.

Aqui no Brasil, apesar da grande imprensa não falar das dezenas de mortes em nossas esquinas, com a intensidade que descrevem um “único” crime contra um negro americano, aqui também tem os “Black-Lives-Matter” Sem Nomes, que filmam com seus celulares os assassinatos de nossos jovens, mas nem a nossa dor, nem a nossa raiva, merecem alguma linha.

Sou absolutamente contra a violência racial ou qualquer forma, a abomino mais precisamente, mas tenho que reconhecer que ela está aí, está aqui, pois só a polícia do Estado do Rio de Janeiro, matou sozinha no ano passado, quase o mesmo número de todo os Estados Unidos da América.

Nos EUA, as lideranças negras que lutam pela paz, dizem que o Rubicom foi atravessado, e ninguém pode prever o que vai dar. O esforço para manter a paz, terá que ser muito grande.

Aqui no Brasil, nós que lutamos pela paz e pelo fim do morticínio racial, ainda precisamos lutar para que seja reconhecido que existe uma guerra genocida, para que então comecemos a desejar paz de uma forma efetiva.

Mas a história dá saltos, e a violência também e a violência tem o poder de alterar situações que pareciam ser de paz,

O ato deste atirador colocou todas as 3 Américas diante de um fato:
Temos uma guerra racial, mas precisamos reconhecê-la para que tenhamos pelo menos um armistício.

É o que as mães de Costa Barros me disseram, creio que seria o mesmo que minha mãe Aurore, me diria, se ainda estivesse viva.

Só na hora que reconhecerem que estamos aqui, e que estão nos matando, poderemos falar em negociações de paz.

E sem uma justiça igual para nós negros, não há paz para as Américas.

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=