“Somos jovens, negros, favelados–Queremos viver!”

Juventude Protesta e Pensa Soluções para Violência Policial nas Favelas do Rio

Depois das recentes mortes de Aliélson Nogueira de 21 anos no dia 04 de abril, e de Mateus Oliveira Casé por policiais da UPP em Manguinhos no dia 20 de março, moradores de favelas, ONGs, organizações comunitárias e ativistas estão se unindo em uma série de eventos para protestar contra o contínuo assassinatos de jovens, negros, e favelados por agentes do Estado. Além de expressar sua indignação, a rede–que inclui o Fórum de Juventude do Rio de Janeiro,Fórum Social de Manguinhos, Rede Contra Violência, Observatório de Favelas, Ocupa Alemão, Favela Não Se Cale, Apafunk, Favela em Foco e Imagens do Povo–está construindo propostas e iniciativas para criar mais transparência, prestação de contas e ação coletiva com o objetivo de acabar com a sistêmica violência policial contra a juventude negra favelada.

Na noite da última quarta-feira, dia 10 de abril, representantes dessas organizações e moradores de favelas de diversas partes da cidade participaram de um evento em Vila Turismo, Manguinhos–próximo ao local onde Mateus morreu–para articular sua indignação sobre os recentes assassinatos e a contínua opressão e violência policial, especialmente depois da implantação de Unidades de Polícia Pacificadora nestas regiões.

Léo-Lima 004

Raul Santiago, fotógrafo, morador do Complexo do Alemão e integrante do movimento Ocupa Alemão, foi um dos que falou ao microfone: “Na mídia está passando sempre que acontece um caso desse, que é fato isolado. Mas se a gente para pra pensar quantos fatos isolados têm acontecido?”

A animosidade cotidiana da polícia contra moradores de favela, buscas agressivas, ameaças verbais e suposição da criminalidade dos moradores foram denunciadas numa séria de falas por moradores de favelas e ativistas, detalhando a paisagem mais ampla da violência policial contra a juventude nas favelas. A importância de comunicar e demandar coletivamente que os direitos sejam garantidos foi repetida durante a noite. Como MC do funk, Raphael Calazans, disse: “Paz sem voz não é paz, é medo”.

Léo-Lima 016

Levando cartazes produzidos por crianças da comunidade durante o evento de quarta, escrito “Sou jovem, preto, favelado. Quero viver!”, a rede de moradores, organizações e ativistas fizeram um ato na manhã de sexta-feira em frente à Secretaria de Segurança Pública do Estado, na Central do Brasil. Manifestantes e pessoas passando usaram o alto-falante para denunciar a violência policial e opressão pelo estado à juventude favelada, durante a hora do rush. Monique Cruz, do Fórum de Juventude e Fórum Social de Manguinhos, disse: “Esse ato na Central do Brasil é para os trabalhadores que têm filhos que têm medo de andar de madrugada. É para chamar a população para conversar com a Secretária de Segurança Publica no sentido de transformar essa relação”.

A polícia militar do Rio de Janeiro tem um registro abominável de violência, e muitas vezes é citada como a polícia que mais mata no mundo. Em 2011, foram registradas 524 mortes pela polícia militar no estado do Rio de Janeiro. Comentando essa estatística no ano passado, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio, deputado estadual Marcelo Freixo afirmou que o perfil dessas vítimas, no Rio e de qualquer cidade brasileira, é o mesmo: são jovens, pobres, negros, de baixíssima escolaridade, moradores de favela e periferia.

Léo-Lima 035

Essa opinião é ecoada em um texto da ONG Redes da Maré, republicado pela Anistia Internacional na última sexta-feira: “O sistema de segurança e justiça no Brasil permanece profundamente marcado por uma noção de controle social voltado basicamente para a criminalização das populações pobres e negras, em particular dos jovens meninos e adolescentes residentes nas favelas”.

Léo-Lima 044

A matéria segue a criticar as UPPs por não abordar ou mudar isso, dizendo: “As práticas policiais nas favelas ‘pacificadas’ não estão conseguindo superar um conceito original de ‘ocupação’ profundamente marcado por uma concepção de cidade que não inclui a favela como parte de uma comunidade de direitos a serem compartilhados integralmente por todas as pessoas que nela residem”.

Moradores de favelas, organizações comunitárias e ativistas recusam a aceitar o que, segundo André Luiz do grupo Favela Não Se Cala, é “uma proposta elitista excludente de cidade”, e estão trabalhando ativamente propostas e iniciativas para combater a violência policial contra a juventude nas favelas e garantir a provisão básica do direito a viver.

Léo-Lima 011

Depois do protesto na manhã, a rede se encontrou na noite de sexta-feira na Biblioteca Parque Manguinhos para discutir essas estratégias. As ideias incluem um aplicativo de smartphone que moradores podem usar para denunciar violações anonimamente e daí mapear os incidentes; inclusão de movimentos sociais no treinamento de policiais das UPPs e promover diálogo aberto com a polícia; e demandar justiça através da comunicação criativa como vídeos virais sobre casos específicos como do Aliélson e Mateus, que espalharam imagens em tempo real nas redes sociais em tempo recorde, expondo rapidamente estes assassinatos nas UPPs da Zone Norte das últimas semanas. Uma preocupação central é como garantir canais de comunicação que permitem moradores denunciar violações sem se expor e comprometer sua segurança.

A reunião de sexta, uma troca dinâmica de ideias em torno do conceito de que a violência sistêmica do estado contra a juventude negra da favela deve acabar, é só o começo. Ontem, segunda-feira dia 15 de abril, o novo movimento se encontrou novamente para desdobrar sua visão de cidade que inclui e respeita seu direito à vida. No dia 25 de abril, um grupo de representantes se reunirão com o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que convocou a reunião após o protesto de sexta-feira.

Falando na quarta-feira, enquanto crianças desenhavam mensagens em memória ao seu amigo Mateus nos cartazes para levar ao ato, Raul do Ocupa Alemão disse simplesmente: “A gente não pode deixar nossa juventude continuar morrendo… A gente não tem que se calar, está tudo errado. Nós temos direitos”.

 

The Favela is Here! Por Mauricio Pestana

A favela em Salve Jorge – Por Cidinha da Silva

O destino dos negros após a Abolição

O negro errado

Violência Racial e Genocídio do Negro ( Afrodescendente ) no Brasil

Combate à violência contra a juventude negra e de redução da letalidade nas operações realizadas pelos profissionais de segurança pública e privada

Racismo é principal fator da violência contra jovens negros

Violência contra jovens negros em pauta

 

Fonte: Rio Watch

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso Marielle

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso...

Grafites de Marielle e Maria da Penha são alvos de ataques de vândalos no Rio

Dois grafites da vereadora Marielle Franco (PSOL) e um...

Justiça absolve policiais acusados de tortura e morte de Amarildo

A 8ª Câmara Criminal da Justiça do Rio de Janeiro absolveu ontem (13)...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=