Taça Libertadores da América

A Taça Libertadores das América, hoje torneio de futebol mais importante do continente americano teve sua primeira edição em 1960, com apenas 7 equipes, sagrando-se campeão naquela oportunidade o Peñarol –URU. Em 1961, em sua segunda edição participaram 9 equipes e o Peñarol – URU novamente seguiu a final, derrotando o Olímpia – PAR nas semifinais e na final teve somo adversário o palmeiras – BRA, sagrando-se bicampeão derrotando o time brasileiro.

Enviado por Rodnei Jericó via Guest Post para o Portal Geledés 

Em 1962, o Peñarol que vinha dominando o cenário sul-americano, com seu bi campeonato naquele que com os anos passaria a ser o mais importante torneio de futebol das Américas a TACA LIBERTADORES, enfrentou outro brasileiro, o Santos de Pelé, e resultado não poderia ser outro, Santos campeão, seguindo para o bicampeonato em 1963 quando enfrentou e derrotou o Boca Juniors – ARG.

Importante destacar que nos primeiros anos da Taça Libertadores era, ao menos em tese, mais fácil de sagrar-se campeão, pois o campeão da etapa anterior somente ingressava já na semifinal, portanto a possibilidade de lograr-se êxito com bicampeonato era muito maior.

Posteriormente 1964 e 1965 o Independente – ARG, dominou a competição, 1966 novamente Peñarol – URU, 1967 o Racing Club – ARG, 1968 iniciou-se a era Estudiantes – ARG, seguindo até o ano de 1970, destacando que neste período hegemônico do Estudiantes, em 1968 enfrentou o Palmeiras – BRA, que chegará mas sem sucesso novamente a final.

Em 1971 o Estudiantes – ARG chegou novamente a final do torneio, mas fora derrotado pelo Nacional – URU por 2 x 0, encerrando o ciclo de vitórias e domínio do futebol sul-americano nos anos 70. Em 1976 o Cruzeiro sagra-se campeão contra o River Plate – ARG, trazendo novamente para o Brasil o título que não vinha desde o bicampeonato do Santos em 1962-1963. Muitos outros campeões vieram nos anos seguintes, até que a Taça Libertadores da América se tornasse realmente o torneio de futebol mais importante das Américas.

Os times brasileiros dominaram este cenário sul-americano entre 1992-2000, fazendo 8 finais consecutivas, destacando-se neste período o São Paulo de Telê Santana. O Fato é que atualmente os times brasileiros, impulsionados por esta época de hegemonia do futebol brasileiro sobre as outras escolas sul-americanas passou a ser objeto maior de conquista no Brasil, tornando o campeonato brasileiro muito mais competitivo, justamente porque leva a disputa da Libertadores.

Nesta edição de 2016, temos 5 equipes Brasileiras na competição continental, e esta semana tivemos a participação de todas em suas primeiras partidas no certame. O Palmeiras x River Plate – URU empataram na terça (16), em um jogo em que os brasileiros enfrentaram dificuldades, principalmente na articulação de jogadas pelo meio de campo, demonstrando que a equipe palmeirense necessita melhorar a passagem de bola entre seus defensores e atacantes, com a valorização da bola por seus meio campistas, todavia o empate obtido no Uruguai não foi ruim enquanto resultado da partida.

O Atlético Mineiro, ontem (17), bateu a equipe do Melgar – PERÚ por 2 x 1, após sofrer o primeiro gol no primeiro tempo e traz um importante resultado de volta para casa mesmo na altitude de Arequipa, que esta a 3 mil metros acima da linha do mar. O Atlético Mineiro mostra-se forte para a disputa do título continental. O Grêmio de Porto alegre, sofreu derrota no México com o Toluca por 2 x 0 e sai xingado por torcedores. Serve de alerta para que a equipe sul brasileira na próxima rodada entre em campo sabendo que precisa vencer, pois em caso de outro resultado poderá colocar em risco sua classificação a próxima fase.

As outras duas equipes brasileiras na competição São Paulo e Corinthians, tiveram resultados ontem (17) distintos. O Corinthians mesmo não apresentando excelente futebol, conseguiu o resultado ao final da partida após gol contra do zagueiro da equipe do Cobresal – CHI e volta para o Brasil com 3 pontos importantes para uma equipe esta em reconstrução. Já o São Paulo com a derrota para o The Strongest – BOL, que não ganhava uma partida fora de seus domínios a 35 anos. O resultado mostra o quanto o time paulista tem que trabalhar para mudar o quadro dentro da competição sul-americana e terá que reverter este quadro já na próxima rodada contra o atual campeão, o River Plate – ARG em domínios argentinos.

+ sobre o tema

Barça bate Milan, mas é Ronaldinho Gaúcho quem leva troféu para casa

Na volta ao Camp Nou, craque é ovacionado pela...

Literatura Africana Contemporânea

A literatura africana contemporânea não tem recebido, especialmente...

MODA E ARTE AFRO – Artes Visuais da Bahia

  Washinton José, o Yosh, é apontado como uma das...

A Natureza e seus significados entre adeptos das Religiões Afro-Brasileiras

  As religiões afro-brasileiras são reconhecidas como religiões de matriz...

para lembrar

Histórias Perdidas

Sentados em círculo, estávamos na escola eu e cerca...

Noites das lágrimas em África uma conversa com o escritor Marcelo Aratum

Para falar da minha experiência é nada mais que...

CFCCT recebe encerramento da campanha “30 dias por Rafael Braga”

Ato reúne artistas e militantes sociais contrários à prisão...

Serena Williams vence em Brisbane, mas torce o tornozelo esquerdo e abandona o torneio

A americana Serena Williams, que fazia estragos no WTA...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...
-+=