Terror contra os povos indígenas do Ceará

No dia 11 de outubro de 2014, o Povo Indígena Tremembé Barra do Mundaú, da comunidade São José do Buriti, foi surpreendido com uma ação de destruição de seu território sagrado, onde, além de derrubar cercas e palhoças e destruir uma casa em construção, tudo foi queimado. A ação foi feita por um advogado que se nomeou Henrique Rocha Trigueiro, representante do grupo Nova Atlântida, seguido por quinze homens paramentados para a destruição.

Sem mandado ou autorização da justiça, o grupo promoveu uma cena de terror e prometeu retornar após 15 dias para repetir essa ação caso os indígenas tivessem retomado o território.

Até o momento, nem Ministério Público, nem polícia militar, nem polícia federal se manifestaram, apesar de o grupo já ter feito a denúncia.

É hora de apoiar nossos parentes! É hora de dizer não aos grandes grupos de investidores que representam uma política neodesenvolvimentista e de negação aos que vivem na Zona Costeira do Ceará!

Chamamos aqui, todos os companheiros de luta contra as injustiças a acolher, divulgar e se indignar com essa situação em apoio ao povos indígenas São José do Buriti!!!

Fonte: Racismo Ambiental

+ sobre o tema

Liminar suspende expulsão dos Guarani Kaiowá em Mato Grosso do Sul

Liminar que determinava saída dos Guarani Kaiowá em MS...

Dilma relaciona escravidão e ditadura no Brasil ao holocausto

Presidente lembrou "momentos difíceis" que o país enfrentou em...

Indío brasileiro é Heroi da Floresta

O líder indígena da tribo Paiter-Surui, de Rondônia,...

para lembrar

PNUD vai lançar atlas com IDH de municípios brasileiros dia 29 de julho

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai lançar...

O fio que dá sentido à vida – Maria Rita Kehl

  Aldeia guarani-kaiowá, Mato Grosso do Sul, 2013 MARIA RITA KEHL DAMIANA...
spot_imgspot_img

Comitiva da ONU aponta impunidade de crimes contra negros no Brasil

A suscetibilidade de jovens negros da zona rural diante da possibilidade de sofrer violências, a defesa do uso de câmeras corporais acopladas ao uniforme...

Homem negro é agredido após ser confundido com ladrão em Copacabana: ‘Sou trabalhador’

Em meio a série de casos de violência em Copacabana, na Zona Sul do Rio, um vendedor de balas foi agredido após ser confundido com...

Proporção de negros assassinados no Brasil é a maior em 11 anos

A proporção de pessoas negras assassinadas no Brasil atingiu sua maior marca em 11 anos em 2021, mostram os dados do Atlas da Violência 2023, publicado...
-+=