Caminho da Saracura redescobre rios, povos indígenas e quilombos do Bixiga historicamente apagados
No dia 01 de outubro de 2021, o bairro do Bixiga completa 143 anos. Em comemoração a essa data e também ao Dia Mundial dos Rios, celebrado em 26 de setembro, a Trupe Baião de 2 – grupo circense de pernaltas formado por Rachel Monteiro e Guilherme Awazu no Bairro do Bixiga, realiza o lançamento do vídeo arte “Caminho da Saracura”.
As apresentações serão realizadas no Facebook do CAQLC – Centro de Apoio à Qualificação da Linguagem Circense e da Trupe Baião de 2, nos dias 02 e 03 de Outubro, às 12:00 e 20:00.
O projeto audiovisual foi gravado na estreia de “Caminhos da Saracura”, espetáculo de rua com elenco formado por Aipim, Alex Bingó, Guilherme Awazu, Karen Nashiro, Lemon Yce e Rachel Monteiro, que passa por espaços emblemáticos do Bixiga, convidando a população para conhecer ou relembrar a história do bairro e do Vale do Saracura, um dos rios mais importantes da cidade que foi escondido abaixo da Avenida 9 de Julho, quando a cidade se transformou com o processo de urbanização.
“Assim como o apagamento da memória dos povos originários, a violenta arquitetura aqui consolidada levou também ao apagamento dos rios. Buscamos desenterrar o Rio Saracura, sua memória e a memória dos povos que foram invisibilizados com ele, entendendo que tornar invisível um rio, torna também invisível a contação da história de um povo”, explica a Trupe.
Caminho da Saracura é um projeto iniciado em janeiro de 2021 com uma intensa pesquisa sobre as origens do bairro do Bixiga que, apesar de reconhecido pela predominância de imigrantes italianos, possui uma identidade própria relevante e pouco conhecida. Além de ter sido uma grande trilha indígena, no entorno do Vale do Saracura, rio que foi obstruído com tampão se tornando invisível para a cidade, foi construído o primeiro quilombo urbano da cidade.
A intervenção começa em frente à antiga sede da Escola de Samba Vai-Vai, segue em cortejo pelas ruas Dr. Lourenço Granato, Alameda Marques de Leão, Conselheiro Carrão, Santo Antônio e finaliza na escadaria da Rua Almirante Marques de Leão, transitando simbolicamente como um rio.
Com elementos acrobáticos, teatro físico, música e comicidade as cenas constroem uma narrativa de lembranças destes territórios e faz referência também ao pássaro Saracura, ave de pernas longas e finas, tão abundante naquela região por volta de 1920, que tornou-se o nome do rio.
As ações fazem parte do projeto Caminho da Saracura, contemplado no edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 49/2020, Premiação Circo No Estado de São Paulo
FICHA TÉCNICA: Intérprete Criadores – Aipim, Alex Bingó, Guilherme Awazu, Karen Nashiro, Lemon Yce e Rachel Monteiro | Direção Geral e Roteiro – Mafalda Pequenino | Preparação Acrobática – Troupe Gueza com Rubia Neiva | Figurinos – Juliana Bertolini | Costureiras: Francisca Lima e Alecrim Marques | Direção Musical e Trilha Sonora – Ivan Alves | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Assistente de Produção: Jeronimo Ali | Produção Executiva: Linha 3 Produções com Gisele Tressi | Equipe de filmagem: Daniela Gonçalves, Michel Igielka e Gabriel Azevedo | Fotografias: Nirely Araujo | Arte gráfica: Lohann Kundro | Equipe de Apoio: Antonio Carneiro e Jéssica Amorim | Segurança: Rodrigo Bandeira | Realização: Trupe Baião de 2
SERVIÇO: Temporada “Caminho da Saracura” – Com Trupe Baião de 2 e artistas convidados
Grátis – Classificação Livre
Lançamento do vídeo arte “Caminho da Saracura”
Quando: 02 de outubro de 2021 (sábado)
Horários: 12:00 e 20:00 (duas sessões)
Onde assistir: Facebook do CAQLC – Centro de Apoio à Qualificação da Linguagem Circense
Link: www.facebook.com/caqlcsp
Quando: 03 de outubro de 2021 (domingo)
Horário: 12:00 e 20:00 (duas sessões)
Onde assistir: Facebook da Trupe Baião de 2 Link: www.facebook.com/TrupeBaiaoDe2