Tudo preto no branco

Preto é uma cor. Melhor: uma ausência de cor (as cores são absorvidas, não refletidas). E escuro é ausência de luz. Branco é uma cor também. Ops, na verdade, é a junção de várias cores. Daí que eu estou dizendo isso para que vocês entendam e vislumbrem o tamanho da ironia da próxima vez que alguém disser que uma pessoa preta é uma pessoa “de cor”. É, no mínimo, falta de informação.

Enviado por Belise Mofeoli via Guest Post para o Portal Geledés

Cor da pele nada tem a ver com etnia. Do mesmo jeito que existem negros de pele bege, marrom em vários tons e preta, caucasianos/brancos podem ter peles brancas em várias gradações e até cor-de-rosa. Alguns, classificados como brancos, possuem cor bem semelhante a outros, considerados negros. Nesse caso, o que os diferencia são os traços fenotípicos que apresentam. Há ainda quem classifique orientais de pele amarela como brancos. E os que classificam indígenas, peles vermelhas, como negros. Enfim, as pessoas confundem demais o que não tem nada a ver. Orientais nem sempre possuem olhos puxados. Muitos apresentam pele escura. Ou seja, cor da pele não tem a ver com localização geográfica também. Viver no Brasil e ser racista é, no mínimo, o cúmulo da contradição. Aqui, nem quem parece de um grupo étnico, necessariamente o é.

Eu cansei. Cansei de ouvir que alguém “é da cor do pecado”, que é “a ovelha negra”, que fez “trabalho de preto” ou que existem “negros de almas brancas”; cansei de ver pessoas que ainda confundem termos negro e preto, gente que gagueja para encontrar um termo – como é o caso de “moreninho” – para não ousar dizer que alguém é negro. A menos que se esteja falando de Darth Vader e a construção da frase seja “O lado negro da força”, não dá para deixar passar. Que fique claro que não estou incitando violência, apenas esclareço que a pacificidade também não pode ser confundida com passividade. Vale uma aula de história para cada comentário racista.

Creio não ter sido a única a ser taxada de exagerada por não deixar passar um comentário “que nem era tão preconceituoso assim” ou “só um jeito de falar”. Ninguém pode nos dizer quando e como podemos nos ofender. Cabe a nós a missão de esclarecermos o que nos atinge e mostrarmos os motivos para tal. Daí para frente, se a pessoa entendeu e encontrar outra forma de se expressar, missão cumprida, se persistir na utilização de termos pejorativos, que arque com as consequências legais.

E sei que, em geral, muitas pessoas não fazem ideia de que estão falando bobeira, que suas palavras são ofensivas e fruto de um pensamento cunhado em práticas colonialistas que, não entendendo o outro, demonizaram negros e cobriram índios, mataram e escravizaram uma porção de gente.

Eu poderia escrever, escrever, escrever e nunca findaria o assunto complexo que é a identificação étnica e origem do preconceito. O junguiano Roberto Gambini explica bem  melhor que eu em seu livro “Outros 500: uma conversa sobre a alma brasileira” os caminhos históricos que incutiram no brasileiro esse medo de mestiçagem, que na verdade, seria nossa grande força, nosso grande trunfo. Decidi, então, concluir com o “resumo da ópera” feito, magistralmente, pelo poeta por Luiz Vaz:

“MAGIA NEGRA

Magia negra era o Pelé jogando, Cartola compondo, Milton cantando. Magia negra é o poema de Castro Alves, o samba de Jovelina…

Magia negra é Djavan, Emicida, Mano Brow, Thalma de Freitas, Simonal. Magia negra é Drogba, Fela kuti, Jam. Magia negra é Dona Edith recitando no Sarau da Cooperifa. Carolina de Jesus é pura magia negra. Garrincha tinhas 2 pernas mágicas e negras James Brow. Milton Santos é pura magia.

Não posso ouvir a palavra magia negra que me transformo num dragão.

Michael Jackson e Jordan é magia negra. Cafu, Milton Gonçalves, Dona Ivone Lara, Jeferson De,  Robinho, Daiane dos Santos é magia negra.

Fabiana Cozza, Machado de Assis, James Baldwin, Alice Walker, Nelson Mandela, Tupac, isso é o que chamo de magia negra.

Magia negra é Malcon X. Martin Luther King, Mussum, Zumbi, João Antônio, Candeia e Paulinho da Viola. Usain Bolt, Elza Soares, Sarah Vaughan, Billy Holliday e Nina Simone é magia mais do que negra.

Eu faço magia negra quando danço Fundo de quintal e Bob Marley.

Cruz e Souza, Zózimo, Spike Lee, tudo é magia negra neles. Umoja, Espirito de Zumbi, Afro Koteban…

É mestre Bimba, é Vai-Vai é Mangueira todas as escolas transformando quartas-feira de cinza em alegria de primeira.

Magia negra é Sabotage, MV Bill, Anderson Silva e Solano trindade.

Pepetela, Ondjaki, Ana Paula Taveres, João Mello… Magia negra.

Magia negra são os brancos que são solidários na luta contra o racismo.

Magia negra é o RAP, O Samba, o Blues, o Rock, Hip Hop de Africabambaataa.

Magia negra é magia que não acaba mais.

É isso e mais um monte de coisa que é magia negra.

O resto é feitiço racista.”

 

Belise Mofeoli é escritora. Faz roteiros para diferentes formatos, além de livros, letras de músicas e peças de teatro. Conheça mais sobre seus trabalhos no www.facebook.com/escritorabelisemofeoli e no site www.belisemofeoli.com.br

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Marias Negras Capazes

Ainda me inteirava do projeto e já sentia que...

Identidade negra é tema do livro de poemas Gramática da Ira, de Nelson Maca

Escritor lança publicação na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, no...

Combates, protestos… E muito machismo

Práticas machistas atravessam a história e aprofundam a desigualdade,...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...
-+=