UFSM aprova novo código de conduta após casos de estupro e racismo

Após ser adiada outras vezes, votação ocorreu nesta manhã com reforço da segurança no prédio da reitoria. DCE considerou ‘arbitrária’ a forma como o documento foi construído e se absteve do voto.

Do G1 

A reunião do conselho aconteceu depois de a segurança ter sido reforçada na reitoria (Foto: Maurício Rebellato/RBS TV)

Com reforço na segurança do prédio da reitoria, o novo código de conduta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi aprovado pelos integrantes do Conselho Universitário (Consu). A medida ganhou prioridade depois que práticas de racismo, furtos e estupro foram registradas dentro dos campi da instituição.

Somente o Diretório Central dos Estudantes (DCE) se absteve do voto, alegando que “o processo foi construído de forma arbitrária”. A votação já havia sido adiada outras vezes porque alguns estudantes são contrários à maneira como o documento foi estruturado. Segundo o reitor, Paulo Afonso Burmann, os alunos foram ouvidos e a criação do código estava previsto no regimento geral da universidade desde 2011.

UFSM teve registros de casos de estupro, racismo e furtos (Foto: Felipe Truda/G1)

O código de conduta apresenta medidas e punições contra alunos infratores, como advertências, repreensão por escrito e suspensão das aulas por um prazo que pode variar de três a 90 dias, podendo chegar até mesmo ao desligamento da instituição.

O documento aprovado divide os tipos de infração em leve (com aplicação de advertência), média (com advertência ou repreensão), grave (com suspensão máxima de 45 dias) e gravíssima (cabível de suspensão ou o desligamento da instituição).

Praticar estupro ou atentando violento ao pudor e manifestar expressões de cunho racista ou injúria racial estão entre as gravíssimas.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

spot_imgspot_img

Vamos a desprincesar! Reflexões sobre o ensino de história à partir da presença de María Remedios del Valle na coleção Antiprincesas

Lançada em 2015 em meio à profusão de movimentos feministas, a coleção de livros infantis Antiprincesas da editora argentina independente Chirimbote se tornou um...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...
-+=