Um dia como outros

Hoje acordei cedo e fui pro campo de futebol aqui da área, enquanto minha preta ia para a igreja. O time da comunidade ganhou, que bom isso não é sempre que acontece. Sai do campo fui pra casa curtir meus filhos que não saem do celular. Nunca vi jogar tanto. O dia passou rápido, se não fosse pelo calendário, nem teria notado que hoje é dia da mulher. Nada na comunidade lembrava, as muitas lutas travadas pelas mulheres que povoam esse canto de mundo, nada.

Por Prettu Junior Do ANF

Uma senhora embriagada no bar da Terezinha, quase não conseguia parar em pé. Ajudei, dei uma cadeira a ela, mas uma vizinha foi além e a levou para casa. Após beber umas e outras com meu irmão, após debater racismo, preconceito e uma gama de assuntos, resolvi ir para casa. Não sem antes notar os olhares desconfiado dos nordestinos que se multiplicavam naquele pedaço de chão. Imagino que estranhavam minha postura e maneira de agir.

Negão que não aceita ser chamado de macaco, que não fica rindo o tempo todo e esta sempre com um discurso politizado nos lábios. Não é comum eu sei, todavia é uma forma de sobrevivência. Ser preto no morro exige certas posturas, exige coerência de raciocínio e principalmente discernimento, afinal o inimigo pode ser qualquer um. Pode ser um policial negro ou branco, um bandido negro ou branco ou simplesmente um pela saco invejoso que não pode ver preto com nada que logo encontra um motivo para implicar.

Pois é, na favela o preto também não tem direito, pelo menos se for trabalhador. Se for bandido ai é outra história. Sai do barzinho e fui caminhando pelo pistão, rumo a minha casa. Após alguns passos vi um carro preto passar com um maluco todo alterado gritando algo que não deu para identificar, logo depois via alguns policiais sinalizando e pedindo para parar o carro. Alguns minutos depois cheguei até o local, um jovem negro estava imobilizado no meio de uns dez o mais policiais.

Me aproximei a tempo de ver um daqueles PMs dar um tapa na cara de uma mulher que protestava, tentei ligar o celular para filmar mas já era tarde. No meio do tumulto e da gritaria ainda foi possível ver o rapaz ser imobilizado com a arma de choque. Tudo desnecessário e corriqueiro, normal para quem vive e convive com a violência do estado todos os dias. O dia das mulheres pra mim terminou assim com uma cena de um PM atacando a tapas uma mulher que poderia muito bem ser a sua mãe.

+ sobre o tema

Barbie homenageia Madam C.J. Walker, primeira milionária dos EUA

A Barbie acaba de lançar mais uma boneca em...

Marco Feliciano tira sarro da cara de todo mundo porque pode

A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE NÃO PERDE BALCÃO DE NEGÓCIOS Por: Fátima...

Seppir e Mp de Minas Gerais firmam parceria pela promoção da igualdade racial

Assinatura de cooperação será nesta segunda (03/06), na sede...

para lembrar

Ferramenta anticolonial poderosa: os 30 anos de interseccionalidade

Carla Akotirene, autora de Interseccionalidade, pela Coleção Feminismos Plurais,...

Rosana Paulino: a mulher negra na arte

Longe de negar sua realidade e condicionar sua produção...

Carta aberta a Beatriz, Joacine e Romualda

Mais de 45 anos depois da ditadura, temos a...

Raça e educação por Sueli Carneiro

Os estereótipos dos professores a respeito da educabilidade das...
spot_imgspot_img

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou e de onde vim.Tenho orgulho da mulher que me tornei.Aprendi desde muito cedo, a amar...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...
-+=