Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa! por Sueli Carneiro

Caros blogueiros progressistas, nas eleições de 1996 para a prefeitura de São Paulo, a então candidata de nosso coração Luiza Erundina em discurso inflamado,  bradou que Celso Pitta era um negro de alma branca e que ela era a verdadeira representante do movimento negro. Posto que as bandeiras que ela representava eram as que contemplavam as necessidades e interesses dos negros de São Paulo. Essa velha militante negra que vos fala, veio a público para contestar a então candidata lembrando-a de que uma das dimensões do racismo é negar a plena humanidade das pessoas e por plena humanidade entendemos a possibilidade de sermos, brancos e negros, do bem, ou do mal. Assim são os seres humanos.

por Sueli Carneiro

Existiam, na época, razões políticas de sobra para criticar a candidatura de Celso Pitta, a única imprópria era tratá-lo de “negro de alma branca” por pertencer ao campo ideológico adversário e seu comprometimento com suas práticas políticas e administrativas deletérias, que são de conhecimento público. Um negro pode ser corrupto, se posicionar contra os interesses de sua gente. O que podemos fazer diante disso, é lamentar e combatê-lo politicamente, jamais atribuir essa característica à sua condição racial. Aí mora o racismo, ao tentar encontrar a razão da “falha” na negritude da pessoa ou na suposta ausência dessa negritude em um@ negr@ como propõe a frase, negro de alma branca.

Há também incontáveis razões para criticar a Rede Globo e muitos de seus funcionários, mas, isso não autoriza ninguém a supor, sugerir ou inferir que um negro global tenha a “alma branca” por jogar o jogo da emissora.

Paulo Henrique Amorin errou em relação a Heraldo Pereira, ele sabe disso, deve pagar. Nenhuma pessoa negra que tenha dignidade aceita ver qualquer negr@ ser tachado de “negro de alma branca”, ou por qualquer outro pejorativo relativo a sua raça. Ser progressista, de esquerda, não é, necessariamente, antídoto contra o racismo; nem um cheque em branco para desvios dessa natureza.

Assim como votei em Erundina por saber que o projeto político que ela encarnava era o que atendia aos anseios da cidadania negra, vou continuar a ler Paulo Henrique Amorim pelo que ele significa na defesa da cidadania brasileira, confiante que o ocorrido seja pedagógico especialmente para o nosso campo.

Entenda o caso:

Paulo Henrique Amorim e Heraldo Pereira: Indenização e retratação por racismo

Ana Maria Gonçalves – Paulo Henrique Amorim, o “negro de alma branca” e os demônios de cada um de nós

para o Portal Geledés 

+ sobre o tema

Feminista responde a leitores da BBC Brasil sobre igualdade de gênero

"Quero que os homens embarquem nessa luta para ajudar...

Mulheres voltam para casa com compromisso de cobrar ações

No último dia da 3ª Conferência Nacional das Mulheres,...

UNESP de Assis dá show de diversidade em cerimônia de empossamento

Na última sexta-feira, 27 de Novembro de 2015, a...

para lembrar

Bené, por Sueli Carneiro

Combinar os critérios de qualificação técnica com recorte de...

‘Partidos precisam ouvir movimentos sociais’, diz filósofa Djamila Ribeiro; leia entrevista

Mestre em filosofia faz palestra gratuita em Brasília nesta...

O medo da Raça, por Sueli Carneiro

Fonte: Jornal Correio Braziliense - Coluna Opinião É emblemático o...

Mulheres Negras e Exclusão Digital

Visto que a inclusão digital é uma temática necessária...
spot_imgspot_img

Mulheres continuarão vivendo mais que os homens até 2070, diz IBGE

A diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres no Brasil deve cair para 4,4 anos até 2070, informa o G1. Essa ‘vantagem’ chegou...

Lula sanciona lei que aumenta pena para feminicídio

O presidente Lula (PT) sancionou, nesta quarta-feira (9), a lei que aumenta do feminicídio para até 40 anos. O texto também veta autores de crimes contra mulheres de...

Nota Pública ao PL 4266/2023: Consórcio Lei Maria da Penha – 2024

O Consórcio Lei Maria da Penha pelo Enfrentamento a Todas as Formas de Violência de Gênero contra as Mulheres (Consórcio Lei Maria da Penha),...
-+=