Uma reflexão sobre empregadas domésticas na pandemia

A medida mais eficaz contra o Covid-19 é ficar em casa, o que parece simples para alguns, mas, para outros, não. Profissionais como atendentes de caixa de supermercado, balconistas de farmácia, garis, médicos, enfermeiros entre outros continuam trabalhando normalmente durante a pandemia, por uma razão compreensível: atuam em setores essenciais de atendimento às necessidades básicas da população, como alimentação, saúde etc.

Entretanto, venho chamar a atenção sobre um grupo de profissionais que não atua em áreas prioritárias neste momento e, que, portanto, deveriam ser liberados/as para ficarem em suas casas cuidando e sendo cuidados. Estou falando das empregadas domésticas, que, em sua maioria, são mulheres negras e periféricas. Vocês pararam para pensar por que essas mulheres não foram liberadas? Se, principalmente as elites, que usufruem dos serviços das empregadas domésticas, estão em suas casas e nem sempre trabalhando de home office, e mesmo que estivessem, acredito que seriam perfeitamente capazes de preparar os seus alimentos, limpar suas casas, cuidar de seus filhos, organizar suas roupas e lavar as suas louças, pois são essas e outras atividades que essas mulheres exercem nas casas dessas famílias, ou seja, tarefas que podem ser facilmente transferíveis para outras pessoas. O ideal seria a própria família se responsabilizar por elas, o que não acontece, porque, no Brasil, a elite sente prazer em ser servida, inclusive terceirizar o afeto, que até isso essas mulheres são responsáveis em dar aos/às filhos/as dos/as patrões/oas.

Essa incapacidade da elite brasileira de se responsabilizar por sua vida doméstica  vem de longe, e não é porque são pessoas solidárias, que geram empregos (mal remunerados e em condições precarizadas) para quem não foi permitido o acesso à educação, como é a realidade da maior parte dessas mulheres. E, para entender o porquê essas famílias nem em uma pandemia dispensam os serviços das empregadas, devemos voltar um pouco à história do Brasil, mais precisamente no período abolição e pós-abolição, e observar a relação que a elite brasileira estabeleceu com o trabalho doméstico, bem como com as mulheres negras, que eram obrigadas a realizá-los em troca de um prato de comida, que, muitas vezes, estava estragada.

Em artigo publicado no livro Mulheres Negras no Brasil Escravista e do Pós-Emancipação, a historiadora de gênero Camillia Cowlling mostra um aspecto fundamental do comportamento da elite brasileira, referente ao trabalho doméstico. Sendo possível relacionar com a situação atual provocada pela Covid-19. A professora Cowlling apresenta, em sua pesquisa, que,  logo que a elite brasileira da época, percebeu que a abolição da escravatura era uma realidade, entrou em desespero. Foi instaurado o pânico total, a casa grande estava caindo, e não poderiam deixar isso acontecer. O fato é que estavam preocupados/as com o trabalho doméstico, pois, com a suposta liberdade da população negra escravizada,  perguntavam-se quem ia executar esse tipo de serviço em suas casas. Podem acreditar, não pensem que estavam preocupados/as com um projeto político educacional para inserir essa população na sociedade. Nunca estiveram! Queriam saber quem, agora, iria limpar a privada, preparar a comida e cuidar de seus/suas herdeiros. Nas palavras de Cowlling “[…] as elites estavam ansiosas sobre o serviço doméstico após abolição, empregando noções racistas “científicas” da época sobre a vadiagem de ex-escravos em geral, e especialmente da “contaminação” social e moral representada pela ideia de mulheres negras que amamentava, crianças brancas e serviam no “seio “ de famílias brancas.” 

O trabalho doméstico neste país foi, e ainda é, feito por mulheres que têm cor e lugar social demarcados pela elite branca desde a fundação do Brasil, porque assim se consolidou o projeto escravocrata no país e assim ele persiste, com muita resistência por parte da elite em pensar as consequências de um projeto político que massacra corpos negros e todo seu significado ancestral. A elite brasileira nunca pôde se responsabilizar pelo trabalho dentro de suas próprias casas e, portanto, nunca perdoou a abolição, que, embora tenha se mantido a mesma estrutura e mentalidade a respeito dessas mulheres, não queriam pagar por um serviço que antes era feito de graça. 

Isso mostra que a elite brasileira estava pouco interessada com a emancipação dessas pessoas, mas muito preocupada em buscar estratégias para manter o trabalho escravo em suas casas. Por isso, não é de estranhar que hoje, no meio de uma situação de saúde que é global, as elites pouco se importam com as orientações da Organização Mundial da Saúde, no que se refere à saúde dessas mulheres, porque entendem que a condição dessas pessoas é de servi-los, não importando o contexto, mesmo que o preço seja a vida dessas mulheres. 

 

Referência Bibliográfica 

O Fundo de Emancipação “Livro de Ouro” E as mulheres escravizadas: gênero, abolição e os significados da liberdade na corte, anos 1880. Cowlling. Camila – livro Mulheres Negras no Brasil Escravista e do Pós-Emancipação. 

 

Leia Também:

Coronavírus no Brasil: 39% dos patrões dispensaram diaristas sem pagamento durante pandemia, aponta pesquisa

 

*Juliane Sousa – Formada em Letras pela UNIFESP, jornalista, ambientalista, apresentadora de TV, roteirista e uma das responsáveis pelo projeto Mulheres Negras na Biblioteca. Uma pisciana Paranhense apaixonada por música brega, carimbó e reggae .

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Brasileiro tem confirmado primeiro teste para coronavírus

Com 61 anos, ele mora em São Paulo e...

Semelhanças entre a gripe espanhola e a Covid-19

Pandemia do início do século XX e a atual...

Faço faxina, se eu trabalhar, como! Se eu não trabalhar, não como!

A pandemia do coronavírus escancara as desigualdades existentes no...

À espera do auxílio emergencial: “A gente vai ficando sem ter o que comer em casa”

Desespero e pressa: reunimos uma dezena de histórias da...
spot_imgspot_img

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base em...

Saúde mental dos idosos ainda sofre os impactos da pandemia

Após anos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, torna-se evidente que os idosos estão entre os grupos mais afetados em termos de saúde mental. A melhoria das...

Nova ferramenta fortalece a valorização das ONGs no Brasil

Já faz muito tempo que as entidades sem fins lucrativos vêm ganhando relevância entre os protagonistas que conduzem o destino do nosso país. Entretanto, foi a...
-+=