Unicamp amplia diversidade e aprova 38% de estudantes pretos e pardos em primeira chamada

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando as informações sobre o perfil dos aprovados nas primeiras chamadas das diversas modalidades de ingresso em 2019. Pela primeira vez, a Unicamp adotou cotas étnico-raciais no vestibular, além de oferecer as opções de ingresso por meio da nota do Enem, do desempenho em olimpíadas científicas e vagas pelo Vestibular Indígena. Além disso, a pontuação do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), para alunos de escola pública no vestibular, também foi ajustada.

De acordo com os dados dos convocados, na somatória da primeira chamada do Vestibular Unicamp e do Enem-Unicamp, e das primeiras chamadas do Vestibular Indígena e das Vagas Olímpicas, do total de 3.386 aprovados, 38,2% são autodeclarados pretos ou pardos e 48,7% são de escola pública. Os estudantes indígenas representam 2,1% dos convocados deste ano.

Além dos índices gerais, que estão na tabela abaixo, os dados por curso estão disponíveis para consulta na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br). As informações mostram que há, no mínimo, 25% de estudantes autodeclarados pretos ou pardos em praticamente todos os cursos. Em relação à participação de aprovados egressos de escolas públicas, os índices variam de 78,1% (em Letras – Noturno) a 29% (em Música-Composição) nos diferentes cursos de graduação. Na Medicina, o curso mais concorrido do Vestibular Unicamp 2019, o percentual é de 56,4%.

José Alves de Freitas Neto, coordenador da Comvest (Foto: Antoninho Perri/Antonio Scarpinetti)

De acordo com José Alves de Freitas Neto, coordenador da Comvest, o sistema de ingresso criado pela Unicamp se mostrou bastante inteligente. “O sistema com diferentes modalidades de ingresso permitiu que a Universidade chegasse ao índice de 38% de estudantes autodeclarados pretos ou pardos, sendo que o piso estabelecido pelo Consu era de 25%. É importante destacar, também, que esse mínimo foi assegurado em praticamente todos os cursos e boa parte dos aprovados desse segmento não precisou utilizar das cotas, pois teve nota para passar na ampla concorrência”, afirmou.

A respeito do grupo de estudantes egressos de escolas da rede pública, José Alves salientou a importância da modalidade que utiliza a nota do Enem. “O edital Enem-Unicamp possibilita que a Universidade tenha um perfil de estudantes que não necessariamente têm uma intersecção com o vestibular, portanto há alunos que vêm de outras regiões do estado ou do país. Esse foi um ajuste fundamental, por conta das mudanças promovidas no PAAIS. Com isso, equilibramos os diferentes sistemas, para que tivéssemos condições de atrair os melhores candidatos tanto pelas notas do Enem como pelo vestibular”, disse.

Segundo o coordenador, o mecanismo criado para o ingresso nos cursos de graduação da Unicamp, a partir deste ano, efetivamente permitiu a inclusão. “Buscamos ter na Unicamp a representatividade da sociedade e que possamos aprender a conviver com as diferenças e combater todas as formas de preconceito”, afirmou.

Gráfico Unicamp

+ sobre o tema

Você Sabe o que é Cota?

Então vamos lá! Cota: Parte de algo (concreto ou abstrato),...

Falsos cotistas viram alvo de universitários negros pelo país

A aluna de medicina Maria (nome fictício) começou a...

para lembrar

13 Possíveis temas de Redação do Enem 2016

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior precisam...

Escola de elite, a R$ 8 mil por mês, será inaugurada em São Paulo

Alunos de 5 anos são fluentes em mandarim e...

Qual a nota de corte para cursos no Sisu, Prouni e Fies no Enem?

Uma das grandes dúvidas dos participantes do Enem2016 é...

Retrocesso

Queda brusca nas matrículas em tempo integral no ensino...
spot_imgspot_img

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...
-+=