UNICEF lança programas de rádio diários para crianças com histórias da cultura Afro-brasileira

Enviado por / FonteUNICEF

Para destacar a identidade, os ritmos, crenças e a diversidade da cultura negra no Brasil, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lança, nesta quinta-feira (8), programas de rádio diários para crianças inspirados na história e na cultura Afro-brasileira. O lançamento acontece em uma live com contadores de histórias nas páginas oficiais do UNICEF no Youtube e no Facebook, às 16h30, horário de Brasília.

O conteúdo faz parte do Deixa que Eu Conto, iniciativa do UNICEF para levar histórias, brincadeiras e atividades a crianças e famílias, via rádio e internet, em tempos de coronavírus. Os conteúdos são voltados a crianças em idade de frequentar a educação infantil e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental).

Nesta leva de conteúdos afro-brasileiros, serão 50 episódios que trazem músicas, brincadeiras, curiosidades e histórias inspiradas na história e na cultura Afro-brasileira, apresentados por contadores de histórias negros e quilombolas, incluindo Vovó Cici, Ivamar Santos, Suane Brazão, Kemla Baptista, Mafuane Oliveira e Samara Rosa.

“O ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras na educação básica está previsto nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, explica Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil. “É direito de cada menina e menino ter acesso a esses conteúdos desde a infância. Isso é essencial para promover, desde a cedo, o enfrentamento ao racismo, a garantia de direitos, o resgate da cultura afro-brasileira e o empoderamento identitário do povo preto,” complementa.

Para chegar a cada menina e menino, os programas estão disponíveis em diferentes plataformas. O conteúdo pode ser acessado pelo Spotify de forma gratuita. Para as rádios, o UNICEF disponibiliza todos os conteúdos para download gratuito neste site. Cada programa está dividido em quadros, podendo ser editados pela emissora de acordo com o que melhor se encaixar no tempo disponível e na programação.

O UNICEF também disponibiliza os podcasts em áudio para que sejam compartilhados em grupos de gestores municipais, educadores, grupos de mães, entre outros grupos. O conteúdo está disponível no www.unicef.org.br/deixaqueeuconto e contribui com o direito de aprender de cada criança e cada adolescente, sem exceção. Os quatro primeiros episódios do Deixa que eu Conto Afrobrasileiro já estão disponíveis em todas as plataformas.

Live de contação de histórias

O lançamento do Deixa que Eu Conto Afro-brasileiro será marcado por uma live de contação de histórias nas páginas oficiais do UNICEF no Youtube e no Facebook, nesta quinta-feira (8/10), às 16h30, horário de Brasília.

Com mediação de Gina Vieira, cinco contadores de história do Deixa que Eu Conto Afro-brasileiro se reúnem para promover um espaço lúdico de brincadeiras, músicas e com interpretação ao vivo de alguns dos episódios que estão sendo produzidos pelo UNICEF a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).,

 

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Fonte: UNICEF

+ sobre o tema

Avô da literatura africana, Chinua Achebe morre aos 82 anos

Reportagem de Tim Cocks O romancista e poeta...

“Mister Brau”: como será a nova temporada da série que muda a imagem do negro na TV

Pesquisador da PUCRS contextualiza importância social do seriado estrelado...

Quilombolas: a longa batalha pelo território

Associação Quilombola Marobá dos Teixeiras é fundada em 2008...

Lançamento de Gosto de Amora, de Mário Medeiros

A Editora Malê convida para o lançamento do livro...

para lembrar

Dança música, percussão e pesquisa, conheça o Grupo Afrolaje

A ASSOCIAÇÃO CULTURAL GRUPO AFROLAJE – dança música, percussão...

Hoje na História, 1912, Dia do Forró nascia Luiz Gonzaga

O Dia do Nascimento de Luiz Gonzaga passou a...

Peça com Samuel L. Jackson recria última noite de Luther King

Na última viagem a Londres, a dramaturga Katori Hall...

Beyoncé e Jay-Z fazem Museu do Louvre bater recorde de visitas

Guia de visitação baseado em clipe dos The Carters...
spot_imgspot_img

Álbum de Lauryn Hill é considerado melhor da história em lista da Apple Music; veja ranking

Uma lista publicada pela Apple Music elegeu os 100 melhores álbuns de todos os tempos. Em primeiro lugar, a escolha foi para 'The Miseducation...

Spcine marca presença no Festival de Cinema de Cannes 2024 com ações especiais

A Spcine participa Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cinema de Cannes  2024 e um dos mais renomados e influentes da...

Carnaval 2025: nove das 12 escolas do Grupo Especial vão levar enredos afro para a Avenida

Em 2025, a Marquês de Sapucaí, com suas luzes e cores, será palco de um verdadeiro aquilombamento, termo que hoje define o movimento de...
-+=