Naná Vasconcelo é o mais novo doutor Honoris Causa da UFRPE

Eis o mais novo doutor Honoris Causa da Universidade Federal Rural de Pernambuco: o músico Naná Vasconcelos. A partir da iniciativa do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (Neab/UFRPE), o Conselho Universitário homologou a Resolução 228/2015, do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe), que concede o Título a esse grande nome da cultura pernambucana e brasileira. A solenidade de outorga do Honoris Causa ocorreu nesta quarta-feira (9/12), por volta das 15h, no Salão Nobre da UFRPE.

Do UFRPE

Amigos, familiares e admiradores do músico lotaram o Salão, além de autoridades como a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, do vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, e do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira. Músicos como Santana também prestigiaram a cerimônia, que também foi ilustrada por apresentações de grupos como Bacnaré, o coral feminino Voz Nagô, as irmãs Lulu e Aninha Araújo e outros grupos de percussão, além do próprio Naná, que se emocionou bastante ao longo da solenidade e preferiu apresentar sua música a discursar.

Para a equipe do Neab, a honraria, além de bastante enriquecedora para o panteão de doutores Honoris Causa da UFRPE, é uma justa homenagem ao internacionalmente reconhecido artista pernambucano. O professor Moisés Santana, do Neab, foi o autor do discurso panegírico, que apresenta o perfil do homenageado. A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, deixou claro que a honra não era a concessão do título pela UFRPE, mas a oportunidade de a Instituição poder homenagear um artista de tal relevância para a cultura pernambucana e brasileira. “Naná Vasconcelos conseguiu fazer o maior programa de inclusão sem levantar o punho e sem palavras de ordem; apenas com sua música, sua percussão”.

Eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat e ganhador de oito prêmios Grammy, o pernambucano Naná Vasconcelos é considerado autoridade mundial em percussão.

Leia Também: Hoje na História, 02 de agosto de 1944, nascia Naná Vasconcelos

Juvenal de Holanda Vasconcelos – Naná Vasconcelos – nasceu no Recife em 1944. Mesmo depois de duas décadas tocando pelo mundo, morou em Paris e Nova York; as influências de sua terra estão presentes em tudo o que faz. Dotado de uma curiosidade intensa, indo da música erudita do brasileiro Villa-Lobos ao roqueiro Jimi Hendrix, Naná aprendeu a tocar praticamente todos os instrumentos de percussão, embora, nos anos 60, tenha se especializado no berimbau.

Entre as personalidades marcantes da cultura pernambucana que já foram agraciadas com o título de Doutor Honoris Causa pela UFRPE estão figuras como Ariano Suassuna e Luiz Gonzaga (in memoriam).

Confira a galeria de imagens completa neste link

nana_menor1

nanamenor2

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...