Naná Vasconcelo é o mais novo doutor Honoris Causa da UFRPE

Eis o mais novo doutor Honoris Causa da Universidade Federal Rural de Pernambuco: o músico Naná Vasconcelos. A partir da iniciativa do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (Neab/UFRPE), o Conselho Universitário homologou a Resolução 228/2015, do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe), que concede o Título a esse grande nome da cultura pernambucana e brasileira. A solenidade de outorga do Honoris Causa ocorreu nesta quarta-feira (9/12), por volta das 15h, no Salão Nobre da UFRPE.

Do UFRPE

Amigos, familiares e admiradores do músico lotaram o Salão, além de autoridades como a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, do vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, e do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira. Músicos como Santana também prestigiaram a cerimônia, que também foi ilustrada por apresentações de grupos como Bacnaré, o coral feminino Voz Nagô, as irmãs Lulu e Aninha Araújo e outros grupos de percussão, além do próprio Naná, que se emocionou bastante ao longo da solenidade e preferiu apresentar sua música a discursar.

Para a equipe do Neab, a honraria, além de bastante enriquecedora para o panteão de doutores Honoris Causa da UFRPE, é uma justa homenagem ao internacionalmente reconhecido artista pernambucano. O professor Moisés Santana, do Neab, foi o autor do discurso panegírico, que apresenta o perfil do homenageado. A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, deixou claro que a honra não era a concessão do título pela UFRPE, mas a oportunidade de a Instituição poder homenagear um artista de tal relevância para a cultura pernambucana e brasileira. “Naná Vasconcelos conseguiu fazer o maior programa de inclusão sem levantar o punho e sem palavras de ordem; apenas com sua música, sua percussão”.

Eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat e ganhador de oito prêmios Grammy, o pernambucano Naná Vasconcelos é considerado autoridade mundial em percussão.

Leia Também: Hoje na História, 02 de agosto de 1944, nascia Naná Vasconcelos

Juvenal de Holanda Vasconcelos – Naná Vasconcelos – nasceu no Recife em 1944. Mesmo depois de duas décadas tocando pelo mundo, morou em Paris e Nova York; as influências de sua terra estão presentes em tudo o que faz. Dotado de uma curiosidade intensa, indo da música erudita do brasileiro Villa-Lobos ao roqueiro Jimi Hendrix, Naná aprendeu a tocar praticamente todos os instrumentos de percussão, embora, nos anos 60, tenha se especializado no berimbau.

Entre as personalidades marcantes da cultura pernambucana que já foram agraciadas com o título de Doutor Honoris Causa pela UFRPE estão figuras como Ariano Suassuna e Luiz Gonzaga (in memoriam).

Confira a galeria de imagens completa neste link

nana_menor1

nanamenor2

+ sobre o tema

Pará: Exposição “África: Olhares Curiosos” abre ao público no dia 22

A partir da próxima segunda-feira, 22, estará aberta ao...

Em lua de mel com papa, Cuba vê renascimento de fés afro-cubanas

Reformas econômicas e abertura religiosa fortalecem a santeria, prática...

Chefes da América Latina dão adeus a Mandela

Bogotá - Presidentes latino-americanos expressaram pesar pela morte do...

para lembrar

Hamilton Naki: O jardineiro cirurgião

Hamilton Naki nasceu em 26 de junho de 1926, de...

“Quarto de Despejo”, clássico de Carolina Maria de Jesus, vai ganhar filme

Vivendo de maneira independente, ela optou por não se casar,...

Afro Peruvian Leaders Receive Violence Threats After Protests over Racist TV Characters

Despite threats, Afro Peruvian activists pledge to continue fighting...
spot_imgspot_img

Ex-seguranças da Chic Show, amigas se emocionam em festival: ‘Chorei muito’

A Chic Show, festa/baile black símbolo da resistência cultural negra paulistana, celebra 50 anos em grande estilo com um festival no Alianz Parque neste...

Majestosa, Lauryn Hill entrega show intenso e coroa história da Chic Show

"Não é só um baile black", gritou Criolo durante o terceiro show do festival Chic Show 50 Anos, no sábado (12). O rapper do...

Gilberto Gil afirma que não se aposentará totalmente dos palcos: “continuo querendo eventualmente cantar”

No fim de junho, saiu a notícia de que Gilberto Gil estava planejando sua aposentadoria dos palcos. Segundo o Estadão, como confirmado pela assessoria do...
-+=