Vereador Sílvio Humberto cogita acionar o MP para investigar caso de discriminação racial em agência da Caixa

Dentro de uma relação de consumo, o cliente é quem deveria ter um tratamento digno. Mas o que se viu foi um racismo. Vamos acionar o Ministéiro Público para investigar isso”, disse o legislador.

vereador Sílvio Humberto
Foto – BNews: vereador Sílvio Humberto

no BNews

O vereador Sílvio Humberto (PSB), militante do movimento negro, pretende buscar a Comissão de Reparação da Câmara de Salvador para pedir que o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) investigue o caso de discriminação racial sofrido por um homem na Caixa Econômica Federal do Largo do Relógio de São Pedro, em Salvador, no último dia 19.

Em relato nas redes sociais, Crispim Terral publicou um vídeo que mostra a abordagem policial feita após o gerente chamar uma guarnição militar. No texto, Terral afirma que foi à agência pela oitava vez para tentar resolver um problema relacionado a dois cheques que voltaram. No entanto, nesta ocasião, o gerente o deixou esperando por quase cinco horas e foi atender outras pessoas.

Entenda o caso: Crispim Terral denuncia caso de racismo em banco de Salvador

Em contato com o BNews, o vereador Sílvio Humberto disse ter ficado estarrecido com as imagens. “Mais um caso brutal de racismo, você vai para uma relação de consumo com um banco, você vai como cliente e acaba tendo um atendimento discriminatório. E me surpreende um gerente virar e dizer que só vai seguir se o rapaz fosse algemado. Dentro de uma relação de consumo, o cliente é quem deveria ter um tratamento digno. Mas o que se viu foi um racismo. Vamos acionar o Ministéiro Público para investigar isso”, disse o legislador.

Sílvio Humberto também criticou o discurso de que Salvador é capital da negritude. “Esse discurso de Salvador capital da negritude não resiste ao um pedido de explicação, a uma reclamaçaõ de um cliente”, apontou.

+ sobre o tema

Por que Bob Marley é um ícone dos direitos humanos

Ao se apresentar em junho de 1980 na cidade...

Na mira do ódio

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo...

para lembrar

Site é obrigado a se retratar

O dono do site verdadecrista.com.br, Severino Francisco...

Racismo no futebol volta à tona, mas discriminação segue impune

Por: Mário André Monteiro   Apesar da vasta história...
spot_imgspot_img

Após vítima de agressão ser detida, motoboys fazem ato contra o racismo no RS

Após um homem negro ser ferido com uma faca e preso por policiais, o Sindicato dos Motoboys de Porto Alegre, no Rio Grande do...

Abordagem a homem negro no RS: o que se sabe sobre motoboy preso após ser ferido com faca, em Porto Alegre

Uma abordagem policial acabou com um homem negro detido, neste sábado, após denunciar ter sido ferido com faca por um idoso de pele branca, em...

Valores de sociedades tradicionais africanas são imprescindíveis para educar e humanizar

"Coube ao Ocidente avançar na militarização e na tecnologia, mas caberá à África humanizar o mundo." Pode-se dizer que a frase de Nelson Mandela, registrada...
-+=