Vereador Sílvio Humberto cogita acionar o MP para investigar caso de discriminação racial em agência da Caixa

Dentro de uma relação de consumo, o cliente é quem deveria ter um tratamento digno. Mas o que se viu foi um racismo. Vamos acionar o Ministéiro Público para investigar isso”, disse o legislador.

vereador Sílvio Humberto
Foto – BNews: vereador Sílvio Humberto

no BNews

O vereador Sílvio Humberto (PSB), militante do movimento negro, pretende buscar a Comissão de Reparação da Câmara de Salvador para pedir que o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) investigue o caso de discriminação racial sofrido por um homem na Caixa Econômica Federal do Largo do Relógio de São Pedro, em Salvador, no último dia 19.

Em relato nas redes sociais, Crispim Terral publicou um vídeo que mostra a abordagem policial feita após o gerente chamar uma guarnição militar. No texto, Terral afirma que foi à agência pela oitava vez para tentar resolver um problema relacionado a dois cheques que voltaram. No entanto, nesta ocasião, o gerente o deixou esperando por quase cinco horas e foi atender outras pessoas.

Entenda o caso: Crispim Terral denuncia caso de racismo em banco de Salvador

Em contato com o BNews, o vereador Sílvio Humberto disse ter ficado estarrecido com as imagens. “Mais um caso brutal de racismo, você vai para uma relação de consumo com um banco, você vai como cliente e acaba tendo um atendimento discriminatório. E me surpreende um gerente virar e dizer que só vai seguir se o rapaz fosse algemado. Dentro de uma relação de consumo, o cliente é quem deveria ter um tratamento digno. Mas o que se viu foi um racismo. Vamos acionar o Ministéiro Público para investigar isso”, disse o legislador.

Sílvio Humberto também criticou o discurso de que Salvador é capital da negritude. “Esse discurso de Salvador capital da negritude não resiste ao um pedido de explicação, a uma reclamaçaõ de um cliente”, apontou.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Hamilton Borges Walê: “Somos profundamente racistas”

Carla Bittencourt A violência contra jovens negros na...

Érika Januza revela ter sido rejeitada por família de namorado

Em entrevista, atriz global revelou ter sido rejeitada por...

Adolescentes são presos por racismo no twitter contra atacante do Newcastle

O jornal inglês Daily Mail publicou que dois adolescentes...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Instituto Odara lança dossiê sobre a letalidade policial que atinge crianças negras na Bahia

O Odara - Instituto da Mulher Negra torna público o documento “Quem vai contar os corpos?”: Dossiê sobre as mortes de crianças negras como consequência...

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas da Dracco, realizou nesta terça-feira (9), o cumprimento de um mandado de prisão contra um...
-+=