Vereadores de Goiânia são indiciados por racismo após homofobia em plenário

Enviado por / FonteDo UOL

Quatro vereadores de Goiânia foram indiciados pela Polícia Civil pelo crime de racismo após discursos considerados homofóbicos no plenário da Câmara.

Os acusados são os vereadores Cabo Senna (Patriota), Sargento Novandir (Republicanos), Gabriela Rodart (DC) e Thialu Guiotti (Avante), em inquérito enviado ao Judiciário em fevereiro, mas divulgado apenas nesta semana, revelou o site Metrópoles.

A investigação concluiu que em 2021 os parlamentares usaram a tribuna para destilar preconceito contra uma propaganda de uma rede de fast food veiculada no Dia do Orgulho LGBTQIA+, em 28 de junho.

Na tribuna, Thialu afirmou que “ninguém nasce homossexual” e que ativistas LGTBQIA+ querem “instaurar uma ditadura da opinião e da expressão”. Em um vídeo nas redes sociais, ele afirmou que a homossexualidade “não é normal”.

“Normal é homem com mulher. Mulher com homem”, afirmou.

Titular do Geacri (Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância), o delegado Joaquim Adorno concluiu que os discursos foram preconceituosos e discriminatórios.

“O limite da liberdade de expressão é o respeito”, afirmou.

“Há pessoas que confundem muito o que é respeito e pensam que podem sair dizendo qualquer coisa. Além disso, nenhum cargo pode ser usado como anteparo para o crime de ódio”, afirmou o delegado ao lembrar que, em 2020, o STF (Supremo Tribunal Federal) equiparou os crimes de homofobia e transfobia ao racismo.

Você não é obrigado a gostar de ninguém nem a aceitar, mas é obrigado a respeitar, e o respeito pressupõe nenhuma ofensa, nenhuma desqualificação, nenhuma desumanização, nenhum cerceamento de direitos, nenhuma incitação ao ódio.”

Delegado Joaquim Adorno

A deputada Gabriela Rodart é a única investigada que ainda mantém declarações consideradas homofóbicas em suas redes, segundo a investigação. Ela afirmou que ainda discorda da campanha publicitária e que se posiciona sobre o tema porque “é preciso debater ideias e opiniões de forma respeitosa”.

Em nota, a assessoria de Thialu Guiotti negou ter cometido discriminação, embora mantenha a opinião recorrendo à Bíblia “como manual de fé e seguindo em defesa das crianças, sempre respeitando as diferenças e escolhas pessoais”.

“O vereador não fugirá do propósito de defender a família tradicional”, afirmou em nota.

A assessoria de Cabo Senna afirmou que só se manifestará após notificação, enquanto o sargento Novandir (Republicanos) não respondeu.

+ sobre o tema

O casal transgênero em que o pai deu à luz um menino

Diane Rodríguez e Fernando Machado são um dos casais...

Transexual recifense é a primeira do Norte e Nordeste a poder usar nome social na carteira da OAB

Bacharel em Direito, Robeyoncé Lima, de 28 anos, comemora...

Por que a autora feminista Chimamanda Ngozi Adichie está sendo chamada de transfóbica

Chimamanda Ngozi Adichie foi alvo de comentários nas redes...

para lembrar

Romário: textos de blogueira do Globo são “preconceituosos”

Senador afirmou que Silvia Pilz tem "uma visão de...

Preconceito social, racismo e consumo

    Pesquisa do Datafolha indicaria que 82% dos paulistanos são...

Protesto contra racismo Hospital das Clínicas de Goiânia

Cerca de 20 mulheres e homens do movimento negro...
spot_imgspot_img

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...

Intolerância religiosa representa um terço dos processos de racismo

A intolerância religiosa representa um terço (33%) dos processos por racismo em tramitação nos tribunais brasileiros, segundo levantamento da startup JusRacial. A organização identificou...

Intolerância religiosa: Bahia tem casos emblemáticos, ausência de dados específicos e subnotificação

Domingo, 21 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Nesta data, no ano 2000, morria a Iyalorixá baiana Gildásia dos...
-+=