Waldik Gabriel e Ítalo são vítimas de um Estado que mata crianças negras, em vez de protegê-las

“Todos pelo Biel. Justiça, justiça.”

A palavra de ordem entoada por amigos e familiares abria caminho para o caixão de um metro e meio, cercado por flores brancas e amarelas. O vidro encaixado na madeira fina do MDF permitia ver somente o rosto de Waldik Gabriel Silva Chagas, de 11 anos de idadeassassinado no último domingo pelo Estado brasileiro.

por   no HuffPost Brasil

O menino negro, franzino, parecia ser ainda mais novo. Foi atingido na nuca por um disparo da Guarda Civil Metropolitana, sentado no banco de trás de um Chevette. Segundo a Guarda, o carro havia sido descrito por motoqueiros assaltados e fugia da perseguição policial. Segundo Nilma Silva, madrasta de Gabriel, ele ia com amigos para uma quermesse no bairro vizinho.

[quote font=”helvetica” font_size=”31″ font_style=”italic” align=”left” bgcolor=”#ffffff” color=”#000000″ arrow=”yes”]”Olha a última foto que tirei dele. Levei para cortar o cabelo e ele pediu para tirar”, Waldik Chagas, de 37 anos, pai de Biel[/quote]

Independentemente do que tenha acontecido, um único disparo atingiu o carro. Não foi no pneu, para impedir uma possível fuga. Foi no vidro traseiro. Na nuca de um menino de 11 anos de idade. “A gente não tinha notícia de que ele estivesse envolvido com coisa errada. Mas mesmo que estivesse, era isso que deviam fazer?”, questiona Nilma.

No vai e vem de pessoas próximas a Gabriel, curiosos e jornalistas, na frente do velório do Cemitério Municipal da Vila Formosa, um homem negro observava em silêncio. Abisogun Olatunji, de 34 anos, membro da União dos Coletivos Pan-Africanistas, foi prestar solidariedade à família e checar se precisavam de alguma assistência:

“A cada 23 minutos um jovem negro morre brutalmente assassinado no Brasil. É uma limpeza étnica, política de Estado. Precisamos fazer o enfrentamento.” 

O grupo também está em contato com a família de Ítalo Ferreira de Jesus Siqueiraassassinado pela PM no início do mês, aos de dez anos de idade. “O pior é ver a falta de resposta da sociedade”, afirma Abisogun. “Fazemos também um trabalho educacional, de consciência, autoestima. Mas para funcionar, precisamos estar vivos.”

Além de militante do movimento negro, Abisogun é professor de história nas redes municipal e estadual de ensino. Em 2014, estava em uma reunião de planejamento pedagógico na escola onde trabalha, na zona leste, quando ouviu disparos. A polícia havia assassinado um estudante na frente da escola. “Moro no Itaim Paulista e tenho um filho de treze anos, Ayodele. Outro dia, estava com vontade de comer uma batata de noite e pensei em pedir para ele comprar. Na hora, me toquei: ‘fica aí, vou eu que tenho menos chance de morrer’“.

Em 2015, quando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 25 anos, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) denunciou os altos índices de homicídios de crianças e adolescentes no Brasil.

As principais vítimas são meninos negros e pobres que vivem nas periferias das grandes cidades, como Biel e Ítalo. Em 2013, foram registrados 10,5 mil casos: uma média de 28 crianças e adolescentes assassinados por dia. Estamos em segundo lugar no ranking de países com maior número de assassinato de meninos e meninas de até 19 anos, atrás apenas da Nigéria.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Parem de nos matar! – Por Jônatas Cordeiro da Silva

Na segunda-feira de carnaval (12/02), Lucas Almeida, estudante de...

Vereadora de Niterói, amiga de Marielle denuncia ameaças

Parlamentar mais votada de Niterói, na Grande Rio, única...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=