Weintraub critica Talíria Petrone: “Não existe povo negro, existe brasileiro de pele escura”

Em resposta, Talíria disse que quem divide o país “é esse governo, que governa apenas para os que sempre detiveram o poder: homens, ricos, latifundiários – como nos tempos coloniais”

Da Revista Fórum 

Mistro Weintraub- homem branco, de cabelos e barba grisalhos, usando roupa social e óculos de grau- diante de um microfone gesticulando
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Em pronunciamento na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, fez críticas à deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) dizendo que ela não tem o direito de representar os negros do país, pois “não existe povo negro, existe brasileiro de pele escura”.

O ministro ainda usou como argumento para atacar a deputada que seu avô tinha a pele mais escura do que a dela. “Meu avô era mais escuro que ela. Quando ela se atribui como grande defensora do povo negro, não sei quem lhe deu esse cargo”, disse.

A deputada, que estava presente no debate da Câmara, acusou o ministro de desconhecer sobre educação pública, dizendo que ele é contra cotas raciais e que não tem informações sobre políticas afirmativas no ensino superior. Porém, na sequência, a deputada deixou a comissão por outro compromisso, mas disse que ouviria depois a resposta de Weintraub, que usou a ausência da deputada para atacá-la.

veja o vídeo:  Clélia Rosa – Trabalhando relações étnico-raciais na educação

Questionada sobre o caso, a deputada contou à Fórum que vê a fala do ministro como uma tentativa de invisibilizar diversas problemáticas decorrentes do racismo. “Quando o Ministro diz que ‘não existe povo negro’ ele está apagando toda uma história de dor, mas também de resistência, que nosso país passou. Milhares de seres humanos foram sequestrados e escravizados. Esse história traz marcas para o Brasil até os dias de hoje”, respondeu Talíria.

“Precisamos olhar para essa realidade para conseguir transformá-la. Negar a existência do povo negro é na verdade reforçar a tese de que não existe racismo – já que não se trataria de uma questão social, estrutural e política, e sim de apenas uma diversidade de tons”, continuou a deputada. “É lamentável que um Ministro da Educação se recuse a entender isso – assim como faz todo esse governo. A educação é uma das principais ferramentas para combater opressões e violências. Quem divide esse país é esse governo, que governa apenas para os que sempre detiveram o poder: homens, ricos, latifundiários – como nos tempos coloniais”, completou.

Veja o vídeo com a fala do ministro:

+ sobre o tema

Crianças trabalham lavando sepulturas em cemitérios – Por Leonardo Sakamoto

Há algumas realidades que estão sob nossos narizes,...

Bispo Edir Macedo: “Dilma é vítima de mentiras espalhadas na internet”

Por José Orenstein   SÃO PAULO – O...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

Escolas unidocentes e turmas multisseriadas em escolas urbanas

ELAS SÃO UMA DAS MAIORES INOVAÇÕES NO ENSINO NO...

FILME: James Brown, O Poder do Soul

  Foto: Divulgação {flv}jamesbrown{/flv} Na colorida década...

Demóstenes teria aliados que trabalham em silêncio para garantir mandato, diz fonte

Alvo do mais ruidoso processo para a cassação...

Ab’Saber afirma que COP-15 é farsa: Amazônia crescerá com aquecimento

  Mas não acredita que a COP-15 possa impedir esse...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=