Não posso te contratar com este cabelo

Percebemos que hoje em dia as mulheres negras têm assumido seus cabelos naturais e sentido mais determinadas a enfrentar os padrões de beleza que a sociedade tem impondo a anos dizendo o contrario que seus cabelos são feios, duros, inapropriados para trabalhar em certas empresas e alguns cargos os quais não entendo no que interfere já que o importante em uma empresa são suas experiências e conhecimentos que podem ajudar no crescimento. Mas o que vejo tanto nas redes sociais são mulheres negras que não são aceitas em algumas empresas devido a não ter uma aparência adequada, ou seja, padronizada e com isso tem dificultado a entrada das mesmas no mercado de trabalho.

Enviado por Jéssica Jeffer Palma via Guest Post para o Portal Geledés

Encontro mulheres com experiências fascinantes que tem o perfil que as grandes empresas procuram como: um inglês avançado, tem graduação e pós-graduação com ênfase em alguma área e até mesmo com experiências fora do Brasil, as mesmas vão a entrevista mostram o quanto são capacitadas para o cargo mas ai surge aquela frase “Você tem tudo o que nós procuramos mas tem um problema tem que baixar o volume do seu cabelo pois não vão te levar a serio aqui se entrar com esta aparência” ou até mesmo no que as veem nem pegam seus currículos e dizem ”com esse cabelo você não conseguira emprego em lugar nenhum”. Mas vamos lá, se o importante é a capacidade, conhecimento e ter o perfil que se enquadre no cargo o que um cabelo interferiria? Será que é somente o cabelo que interfere? Pois bem os nossos grandes empreendedores tem que compreender um fato, a mulher negra tem o cabelo crespo e se ela se ama e se aceita assim nada disso ira atrapalhar na empresa e sim agregar porque pessoas com índice de alta estima elevado e conhecimento tanto de vida quanto profissional tendem a render mais produtividade na empresa (sabemos que isso é verídico),e deixar claro que o importante aos entrevistadores focarem mais nas vantagens em ter uma pessoa com currículo forte em sua empresa e que aparência é uma fato que mostra sim sua personalidade e não o seu caráter e seu profissionalismo.

E também temos que perceber uma coisa, contratando pessoas preconceituosas em nossas empresas o ambiente saudável que deveria ter no local de trabalho será inexistente. Porque um nível acadêmico avançado e um poder aquisitivo elevado não significam que ela tenha bons modos e educação e sim conhecimento que é importante para o desenvolvimento da função, mas o que faz a empresa ficar de pé além do dinheiro claro é o trabalho em equipe e o respeito entre os mesmos, pois funcionários que se entendem e se comunicam bem fazem o trabalho render com mais êxito e qualidade e ate mesmo criatividade, porque se você não entende que a mulher negra nasceu com o cabelo crespo ou cacheado com volume, frizz ou até mesmo se ela aparecer com adereços, roupas africanas porque se sente bem ao usar ou até mesmo por questões religiosas e você não respeita isso com certeza você é uma pessoa preconceituosa e não sabe. Como sabemos ninguém é obrigado a gostar de nossa aparência, mas respeitar a diferença das pessoas é necessária e importante para o desenvolvimento de nós seres humanos tanto em meio a sociedade quanto no mercado de trabalho.
E por lei o fato da aparência da pessoa não justifica não deixa-la entrar em sua empresa, de acordo com a lei Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem, por motivo de discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, obstar a promoção funcional. (Incluído pela Lei nº 12.288, de 2010)
Pena: reclusão de dois a cinco anos.

Art. 4º Negar ou obstar emprego em empresa privada.

§ 1o Incorre na mesma pena quem, por motivo de discriminação de raça ou de cor ou práticas resultantes do preconceito de descendência ou origem nacional ou étnica: (Incluído pela Lei nº 12.288, de 2010).

Enfim, o fato de sermos negras e termos cabelos crespos, cacheados, tranças ou carecas não interferi na produtividade na empresa e não nos deixa com aparência de desleixada para o mercado de trabalho, pois é isso que a mídia tem colocado em nossas cabeças para nos sentirmos inferiores ou até ridicularizadas, não devemos deixar nossa identidade pra seguir um padrão o qual não é nosso para agradarmos uma sociedade preconceituosa e os empreendedores se quiserem contratar mais mulheres negras tem que entender que somos assim e que esta na hora de você nos encaixar nessa cultura da empresa que não aceita mulheres negras acadêmicas mas aceita pessoas que são consideradas bem arrumadas de acordo com o padrão proposto mas são preconceituosas e mau educadas com os outros pense nisso.

+ sobre o tema

para lembrar

Atriz negra e pioneira, Ruth de Souza volta à televisão aos 96 anos

Aos 96 anos, Ruth de Souza voltou à dramaturgia...

Um dia como outros

Hoje acordei cedo e fui pro campo de futebol...

Brasil ainda tem “sentimento saudosista da escravidão”, diz pesquisadora

À frente de estudo sobre preconceito contra domésticas, Juliana...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=