O clipe de “This is America” tem muitas mensagens escondidas e as pessoas estão adorando falar disso.
Por Aline Ramos, do BuzzFeed Staff
No último domingo, dia 6, o rapper Childish Gambino lançou o clipe da música “This is America”. No Brasil e nos Estados Unidos, muitas pessoas estão debatendo as referências e as diversas interpretações que estão no vídeo. Separamos as principais:
1. Este cara cantando com o violão é o ator e músico Calvin The Second. Algumas pessoas acreditam que ele representa uma das primeiras tradições negras de música a ser sucesso nos Estados Unidos: o blues.
Donald Glover / YouTube / Via youtube.com
2. Algumas pessoas acreditam que as caretas e a forma de Childish Gambino se movimentar ao longo do clipe tem a ver com o personagem Jim Crown ou os Espetáculos de Menestréis.
Menestréis eram espetáculos em que um público branco e racista pagava para assistir outros homens brancos fazendo black face e imitando negros de modo cômico e estereotipado.
Segundo a historiadora Suzane Jardim, a origem dos menestréis está no personagem Jim Crow, criado por Thomas D. Rice, um comediante nova-iorquino. Em viagem ao sul dos Estados Unidos, ele descobriu o costume da população branca de comparar seus escravos à corvos (“crow” em inglês). Thomas também notou que, nos momentos de descanso, os negros escravizados cantavam uma canção sobre uma figura lendária chamada Jim Crow.
Com essas informações, Thomas teve a ideia de pintar o seu corpo todo de preto e se apresentar em casas de shows, onde cantava uma adaptação da música dos escravos. Nos espetáculos, ele interpretava o que considerava ser o “típico escravo negro”: um cara burro, vestido de trapos, que faz trapalhadas e anda de maneira boba.
3. Algumas pessoas também acham que a morte do homem que tocava violão representa a tradição cultural que venceu no final: a do Jim Crow.
Para provar esse ponto, muitos estão comparando a forma como Childish Gambino se posiona para matar o outro homem com esta imagem de Jim Crow.
4. Na sequência, Childish Gambino segue dançando com um grupo de jovens enquanto há um verdadeiro caos no plano de fundo. Há três interpretações possíveis para essas cenas – e isso não significa que elas são opostas entre si.
Donald Glover / YouTube / Via youtube.com
5. As danças feitas pelos estudantes reproduzem movimentos de trap, rap e da dança sul-africana Gwara Gwara. Por esse motivo, alguns ativistas do movimento negro relacionaram o figurino utilizado pelos dançarinos ao uniforme dos estudantes presentes no massacre de Soweto, na África do Sul.
6. Em muitas redes sociais você acha pessoas enxergando nesta cena uma referência ao massacre na igreja de Charleston.
7. Nos dois momentos em que Childish Gambino utiliza a arma para matar pessoas, surge um rapaz segurando um pano para recolher o revólver com todo o cuidado possível. Em contraponto a isso, os corpos dos negros assassinados são recolhidos de qualquer jeito. Essa diferença de tratamento pode significar que armas importam mais do que vidas negras.
8. Há uma cena em que um cavaleiro todo de preto aparece em cima de um cavalo branco. Tem circulado uma interpretação de que ele representa a morte.
9. No clipe também aparece um grupo de pessoas – que parecem crianças – encapuzadas e com celulares gravando tudo o que está acontecendo de cima de uma sacada. Para essa cena, tem circulado no Brasil a interpretação de que Childish Gambino critica quem faz militância virtual e ignora os problemas reais da população negra.
10. Porém, em sites americanos, a interpretação é de que os garotos encapuzados representam Stephon Clark, um jovem de 22 anos que foi assassinado neste ano por policiais que confundiram o celular dele com uma arma.
Polícia mata homem negro ‘armado’ com celular nos EUAhttps://t.co/dr7t6eUmtP #G1 pic.twitter.com/hLdPmistrA
— G1 (@g1) 22 de março de 2018
11. Também teve uma pessoa que se jogou da sacada, a mesma em que as pessoas filmam tudo com o celular. Nos Estados Unidos, especula-se que a cena faz uma crítica ao fato de poucos se importarem com os suicídios no país enquanto muitos estão muito atentos às novas tendências na dança.
12. No final do clipe, Gambino surge em meio a carros antigos e canta “get your money, black man” – que em tradução livre fica “conquiste o seu dinheiro, homem negro”. Nessa cena também aparece a cantora SZA. A contradição do cenário, da letra da música e da postura do músicos foi interpretada nos Estados Unidos como uma mensagem de que não há dinheiro que repare os danos causados pelo racismo. Porém, ainda assim, os negros devem manter uma postura de orgulho.
13. No Brasil, essa mesma cena foi entendida como uma forma de dizer que, mesmo que tenhamos ícones negros ascendendo socialmente, a comunidade negra está parada no tempo e seus problemas atuais são os mesmos do passado.
14. Por fim, Childish Gambino corre por um corredor escuro enquanto foge de policiais brancos. Sobre esse momento, alguns acreditam que a cena significa o beco sem saída em que negros vivem, já que os policiais estão muito próximos e irão pegá-los. O terror no rosto do músico mostra que não importa o que uma pessoa negra faça, o racismo sempre irá atingi-la.
Ainda sobre essa cena, há a interpretação de que ela faz referência ao filme “Corra”, do diretor Jordan Peele.