500 no Sem Fronteiras e só 4 negros? Fraude oficial no Programa Abdias Nascimento para negros e índios

Em 2013 foi criado o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento

Seu objetivos são: Incrementar o intercâmbio acadêmico entre instituições de pesquisa e ensino superior (IES) no Brasil e no exterior, de modo a proporcionar a realização de atividades conjuntas de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação com parceiros estrangeiros, especialmente na área de tecnologia assistiva (TA), bem como atender, preferencialmente, a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com necessidades especiais, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, conforme dispõe a Portaria do MEC Nº 1.129, de 17 de novembro de 2013.

Recebemos informações na Mamapress, que brancos responsáveis pelo programa, solicitaram e conseguiram junto ao MEC, a inclusão de brancos neste Programa destinado a negros e índios.

O que era uma política oficiosa de só mandarem brancos para estudarem no estrangeiro, virou política oficial excludente de negros e índios por parte do governo Brasileiro no Projeto Sem Fronteiras..

As Universidades Históricamente Negras dos EUA (HBCUS), já haviam relatado, que dos mais de quinhentos estudantes recebido por elas, apenas 04 eram fenotipicamente negros!!
Reproduzimos abaixo a carta conclamação do pesquisador Paulino Cardoso, da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. (ABPN)

Salve, vou notificar por aqui o absurdo.

Durante vários anos denunciamos a parcialidade do Programa Ciência Sem Fronteiras que, por critérios baseados na meritocracia injusta, típica da CAPEs e do CNPq, praticamente concentrava todo o programa em estudantes das classes médias brancas.

Para vocês terem ideia, em conversa com colegas das Universidades Históricamente Negras dos EUA (HBCUS), dos mais de quinhentos estudantes recebido por elas, apenas 04 eram fenotipicamente negros!!

Por essa razão e depois de muita discussão e com o apoio do então ministro Aloisio Mercadante, secretára da SECADI, Macaé Evaristo e o diretor depolíticas de diversidade Thiago Thobias, é que foi criado o Programa Abdias do Nascimento, uma luta da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e outras organizações antirracistas e do povo preto e indígenas.

Infelizmente, coordenadores brancos de projetos aprovados pelo Programa Abdias, consultaram o MEC, sobre a possibilidade de enviarem brancos no lugar de negros, indígenas e , o maior absurdo, é que o MEC disse sim !!!!!

Escrevam ao Ministro da Educação ( gabinetedoministro@mec.gov.br) e denunciem esse desvio de finalidade do programa. Os brancos tem tudo e não se cansam de fraudar nossas iniciativas!!

A luta companheiros!!!!

Paulino Cardoso

+ sobre o tema

Jamila Woods e a magia da mulher negra

Jamila Woods é uma poetisa, compositora e cantora de...

Os Musicos do Lixão. “Eles nos mandam lixo e devolvemos-lhes música”

Landfill harmonic - La armonía del vertedero - Orquesta...

Lives da cantora Teresa Cristina proporcionam samba, alegria e flertes virtuais

A expressão “o samba cura’’ nunca fez tanto sentido...

Eddie Murphy lança clipe para single de reggae; assista “Oh Jah Jah”

Eddie Murphy lança clipe: o ator Eddie Murphy lançou,...

para lembrar

O mundo voltou a ver Mandela numa aparição rara. E consentida?

Nelson Mandela não era visto em público desde a...

Ex-melhor do mundo, Weah toma posse como presidente da Libéria

Lenda do futebol mundial mostrou emoção em posse. Novo...

Cicely Tyson é a primeira mulher negra a receber um Oscar honorário

Aos 93 anos, a atriz será homenageada durante o...

Filhas do presidente Obama são proibidas de acessar o Facebook

Malia e Sasha, as filhas do presidente americano Barack...
spot_imgspot_img

Vini Júnior recebe troféu de melhor jogador da Liga dos Campeões

O atacante brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid (Espanha), finalmente recebeu nesta segunda-feira (16) o troféu de melhor jogador da temporada 2023/2024 da Liga...

Em ‘Topo da Minha Cabeça’, Tássia Reis funde ritmos e guia novo momento

O "Topo da Minha Cabeça", mais recente projeto de Tássia Reis, é um retrato íntimo e poético da sua jornada de autoconhecimento. Em dez faixas, a...

Com Mano Brown, festa 100% Favela homenageia as mulheres do rap

No dia 14 de setembro (sábado), a festa 100% Favela + Mulher acontece na Favela Godoy, no bairro Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo....
-+=