8 de março: Documentário debate aborto de menina de 9 anos em PE

ECIFE – Foi lançado hoje, no Recife, o documentário Direito e Saúde, o caso de Alagoinha, que retrata a história da criança de nove anos que realizou um abordo de gêmeos, após engravidar do padrasto durante abusos sexuais. O projeto com fins educativos foi apresentado na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE).

Thinkstock/Getty Images

O projeto foi idealizado pela ONG Ipas Brasil, que atua há três décadas na defesa dos direitos reprodutivos da mulher. O documentário tem 29 minutos de duração e apresenta relatos dos profissionais que deram assistência à família da criança e realizaram o aborto, há um ano, a despeito do ex-arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho.

 

O religioso conseguiu suspender o procedimento, que iria ser realizado no Instituto Materno Infantil de Pernambuco, na capital, mas a menina foi transferida para o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), onde foi realizado o aborto. O caso teve repercussão internacional.

O objetivo do Ipas Brasil é provocar debates em faculdades de saúde de todo o País, destacando as questões relacionadas aos direitos humanos, sexuais e reprodutivos. O vídeo ficará disponível para ser apresentado em salas de aula, seminários e congressos sobre o tema.

 

O caso de Alagoinha – município do agreste pernambucano, a 227 quilômetros da capital, onde a menina residia – foi colocado no centro do debate por se tratar, de acordo com o Ipas, de um caso paradigmático de direitos humanos. Ele ilustra uma realidade em que meninas e adolescentes são vítimas de violência sexual, buscam assistência nos serviços de saúde e, muitas vezes, não têm conhecimento dos seus direitos. Neste episódio, o desfecho foi positivo, de acordo com o Ipas, devido, especialmente, ao papel dos profissionais de saúde.

 

O padrasto da criança está preso. Ele também abusava da sua irmã mais velha, que tem deficiência mental. A mãe e as duas vítimas – hoje com 10 e 15 anos – se mudaram de Alagoinha para outra cidade e recebem assistência da Secretaria Estadual da Mulher e da prefeitura local.

fonte:CCR

 

+ sobre o tema

João Antônio morreu para que ninguém soubesse que seu assassino é gay

O caso do garoto João Antônio, assassinado essa semana...

A verdade sobre o casamento da menina norueguesa de 12 anos

O polêmico blog de Thea, em que narra seus...

Tradução do conto “Você na América”, de Chimamanda Ngozi Adichie

O blog traz abaixo a tradução do conto “Você...

5 cenários onde mulheres ainda sofrem com a desigualdade de gênero

Mercado de trabalho, política e educação são alguns exemplos...

para lembrar

Mamilo invertido, prótese, leite fraco; veja 15 mitos da amamentação

Diariamente as mulheres são desencorajadas a amamentar. Diante da...

Curso gratuito: “Produção intelectual de mulheres negras”

Uma história pode ser contada por meio de diversas...

O macho, arma de destruição em massa – Por: JOSÉ IGNACIO TORREBLANCA

A violência e as guerras sempre estiveram dominadas por...

Identidade de gênero: a comunidade mexicana onde há mais do que homens e mulheres

"Qual tratamento você prefere: feminino ou masculino?", perguntei a...
spot_imgspot_img

Lei do Feminicídio completa 10 anos com impunidade como desafio

A Lei do Feminicídio completou dez anos de vigência neste domingo (09). Sancionada em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff, a norma inseriu no...

Omissão do Estado e privilégio do homem condenam mulher a viver para cuidar

O trabalho de cuidado é a base invisível que sustenta a sociedade. Parir, criar e alimentar bebês e crianças, cuidar de idosos e pessoas...

Violência contra mulher e desigualdade de gênero atrasam avanço global e fazem mundo perder mais de US$ 7 trilhões

Cinquenta anos após as Nações Unidas terem oficializado o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, os direitos das mulheres e meninas...
-+=