8 de março: Documentário debate aborto de menina de 9 anos em PE

ECIFE – Foi lançado hoje, no Recife, o documentário Direito e Saúde, o caso de Alagoinha, que retrata a história da criança de nove anos que realizou um abordo de gêmeos, após engravidar do padrasto durante abusos sexuais. O projeto com fins educativos foi apresentado na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE).

Thinkstock/Getty Images

O projeto foi idealizado pela ONG Ipas Brasil, que atua há três décadas na defesa dos direitos reprodutivos da mulher. O documentário tem 29 minutos de duração e apresenta relatos dos profissionais que deram assistência à família da criança e realizaram o aborto, há um ano, a despeito do ex-arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho.

 

O religioso conseguiu suspender o procedimento, que iria ser realizado no Instituto Materno Infantil de Pernambuco, na capital, mas a menina foi transferida para o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), onde foi realizado o aborto. O caso teve repercussão internacional.

O objetivo do Ipas Brasil é provocar debates em faculdades de saúde de todo o País, destacando as questões relacionadas aos direitos humanos, sexuais e reprodutivos. O vídeo ficará disponível para ser apresentado em salas de aula, seminários e congressos sobre o tema.

 

O caso de Alagoinha – município do agreste pernambucano, a 227 quilômetros da capital, onde a menina residia – foi colocado no centro do debate por se tratar, de acordo com o Ipas, de um caso paradigmático de direitos humanos. Ele ilustra uma realidade em que meninas e adolescentes são vítimas de violência sexual, buscam assistência nos serviços de saúde e, muitas vezes, não têm conhecimento dos seus direitos. Neste episódio, o desfecho foi positivo, de acordo com o Ipas, devido, especialmente, ao papel dos profissionais de saúde.

 

O padrasto da criança está preso. Ele também abusava da sua irmã mais velha, que tem deficiência mental. A mãe e as duas vítimas – hoje com 10 e 15 anos – se mudaram de Alagoinha para outra cidade e recebem assistência da Secretaria Estadual da Mulher e da prefeitura local.

fonte:CCR

 

+ sobre o tema

Feminismo, empoderamento e solução: a singularidade de Karol Conka

Sucesso indiscutível entre a crítica e os internautas, a...

Camila Pitanga é eleita Embaixadora Nacional da Boa Vontade

Atriz ganhou o título da ONU Mulheres Brasil e...

para lembrar

Por ser Menina: 72,4% das meninas acham que têm mais poder que meninos, diz estudo

  Pesquisa foi feita com 1.609 garotas de cinco...

Novo medicamento contra câncer de colo de útero é maior avanço em 20 anos, dizem cientistas

Cientistas acreditam ter obtido o maior avanço no tratamento...

O protagonismo e a visibilidade de Mulheres Negras em pauta, na OAB/RIO DE JANEIRO

  Seminário Mulher Negra Construindo Visibilidade Social, Política & Econômica,...

Homofobia na UFCA e o ódio o feminino – Por Jarid Arraes

Discursos de ódio e casos de racismo, homofobia e...
spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=