Artista espanhol faz homenagem LINDA a ativista que enfrentou nazistas na Suécia

Uma imagem que rodou o mundo e que se tornou símbolo da luta contra o racismo e a xenofobia foi inspiração para um artista espanhol prestar uma belíssima homenagem.

Do Brasil Post

A foto da ativista sueca Tess Asplund enfrentando 300 neonazistas, durante uma manifestação em Borlange, no centro da Suécia, foi o pontapé inicial para que o ilustrador espanhol Luiso García, que costuma fazer arte a partir de cenas do cotidiano, criasse uma ilustração cheia de cor.

“Estava tão furiosa que nem pensei, simplesmente sai para a rua. Eles não vão marchar por aqui nem de brincadeira, nenhum nazista vai marchar por aqui, isso não está certo”, contou ela sobre o dia em que foi clicada a veículos de comunicação estrangeiros.

O artista descreve a ativista – que enfrentou os homens simpatizantes da ideologia nazista com o punho em riste e a cabeça erguida – como valente e aplaude seu gesto de bravura, precisou prestar esclarecimentos no seu Facebook, por ter escrito “viva as pessoas de cor” na ilustração.

13087910_1591915574454081_7705038199629386779_n

 

“Como estou vendo que na página HUMOR INDIGNADO 99% estão me atacando porque o sentido do meu desenho foi mal interpretado, quero esclarecer que: Sou consciente de que “gente de cor” é efetivamente um termo pejorativo e que ofende as pessoas de raça negra. E por isso quis usar a expressão em um jogo de palavras ao mostrar Tess rodeada de uma aura de cores que contrasta com os tons de cinza dos racistas. TESS É COR. TESS É ESPECIAL. Apenas isso. Aos ofendidos, minhas desculpas aos ofendidos.”

Como estoy viendo que en la página de HUMOR INDIGNADO 99% me están dando palos porque se ha malinterpretado el sentido de mi dibujo, quiero aclarar que:
Soy consciente de que “gente de color” es efectivamente un término peyorativo que ofende a la gente de raza negra. Y por ello he querido darle la vuelta a esa expresión en un juego de palabras al mostrar a Tess rodeada de un halo de colores que contrasta con los tonos grises de los racistas.
TESS ES COLOR. TESS ES ESPECIAL.
Solo eso…
Mil disculpas a los ofendidos.

+ sobre o tema

Juiz multa churrascaria por discriminar gays

O juiz Celyrio Adamastor Tenório Accioly multou uma churrascaria,...

Brasil abre a agenda eleitoral e fecha a do aborto

Rio de Janeiro, 3/5/2010 - Politicamente incorreto na hora...

O estupro não choca?

Uma menina de 11 anos, violentada, estuprada e grávida....

para lembrar

A BH possível, a dos nossos sonhos: amiga das mulheres

O eixo dos debates de uma eleição municipal é...

Auta de Souza

Auta de Souza (Macaíba, 12 de setembro de 1876...

Gâmbia proíbe a mutilação genital feminina

O presidente do país africano, Yahya Jammeh, declarou que...
spot_imgspot_img

‘A gente pode vencer e acender os olhos de esperança para pessoas negras’, diz primeira quilombola promotora de Justiça do Brasil

"A gente pode vencer, a gente pode conseguir. É movimentar toda a estrutura da sociedade, acender os olhos de esperança, principalmente para nós, pessoas...

Ana Maria Gonçalves anuncia novos livros 18 anos após lançar ‘Um Defeito de Cor’

Dois novos livros de Ana Maria Gonçalves devem chegar ao público até o fim de 2024. As novas produções literárias tratam da temática racial...

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...
-+=