Vidas que importam

As recentes mortes envolvendo negros e policiais brancos norte-americanos trouxeram à tona, mais uma vez, a discussão sobre o racismo nos Estados Unidos. As manifestações que reuniram milhares de afro-americanos em diversas cidades e o tiroteio ocorrido que matou cinco policiais evidenciam o perigo do ódio racial para qualquer nação.

Enviado por Mauricio Pestana  via Guest Post para o Portal Geledés 

Impossível falar desta tragédia sem traçar um paralelo com a brutalidade que acontece todos os dias em nosso país, onde a chance de um jovem negro ser morto por homicídio é 147% maior do que um jovem de qualquer outro grupo étnico e a cada 23 minutos, um deles é assassinado.

Impossível também não lembrar de casos abafados pela nossa mídia, não comparar com o tratamento desigual entre negros e brancos nas abordagens policiais ou com as injustiças cometidas pelo sistema judiciário brasileiro.

Os episódios ocorridos nos EUA chocaram o mundo pelo sangue-frio dos policiais e pela exposição chocante, uma vez que ambos foram divulgados por meio de vídeos que circularam na internet. Mas infelizmente, as cenas não perdem por nada para as atrocidades cometidas no Brasil. A diferença é que apesar dos altos índices de homicídios de jovens negros no país, a maioria dos casos não gera a mesma repercussão na nossa mídia ou mobilização de uma sociedade indignada, consequência cruel de um país onde a violência é banalizada e presumida quando se trata de pessoas negras.

Que ao menos estas tragédias ocorridas no país norte-americano contribuam para a ampliação do debate sobre a violência policial e o massacre de jovens negros em âmbito mundial, mostrando que vidas negras importam em qualquer lugar do mundo.

+ sobre o tema

Negros peruanos: das cantigas escravas à Susana Baca

Um ditado popular diz que, no Peru, quem não...

Das mãos que fizeram o mundo

O ano era 1990 e tantos, e lá estava...

Para você, antirracista

Aos meus amigos… Um texto há tempos guardado, encorajado pelos...

AmarElo – É tudo pra ontem: um olhar reflexivo sobre o Brasil

Desde o lançamento do álbum AmarElo, o rapper Emicida...

para lembrar

Quantas doses de culpa você bebeu, apenas hoje?

Permita-me fazer uma previsão: Se você é mulher, diariamente...

Políticas Públicas e a Necropolítica brasileira

Políticas Públicas e Políticas Afirmativas de qualidade não são...

Você é Racista Sim

Você é Racista Sim. Eu já me deparei com inúmeras...

Porque eu, mulher negra, não entro em relacionamento aberto

Há anos penso sobre isso depois de vários “convites”...

Sinto muito, Evelyn não morreu

Na agenda de retomar um projeto civilizatório, no dia 17 de janeiro, em sua terceira gestão, Lula rompeu o consenso de Genebra contra o...

Do “Cárcere” ao cárcere os condicionadores do estado e as “prisões” da mulher negra

Conceber os dados e os fatos sobre a realidade da mulher negra em nosso país é de impactar a qualquer um, mas a fragmentação...

COVID-19 e seu impacto nas comunidades negras nos Estados Unidos e no Brasil

A COVID-19 tem exercido um impacto devastador, e as comunidades negras em todo o mundo têm sido as mais afetadas pela pandemia. Mesmo que...
-+=