Série fotográfica registra a beleza dos penteados da cultura nigeriana

Enviado por / FonteDo  Hypeness

A fotografia documental geralmente apresenta poucas cores e a criatividade está sempre no olhar do fotógrafo e não no obejto fotografado. Entretanto, Medina Dugger busca repensar esses conceitos com seu trabalho em uma série que mostra toda a riqueza dos penteados típicos da cultura nigeriana.

Antes de lançar um olhar sobre o trabalho de Medina, no entanto, é importante entender a sua importância.

Segundo a fotógrafa conta em seu site, métodos africanos de trançado de cabelos existem há milhares de anos e a cultura nigeriana é rica nesse sentido. Os penteados são aprendidos ainda na infância e podem ser apenas decorativos ou mesmo transmitir significados mais simbólicos, como idade, status e tradições familiares.

Durante o período de colonização britânica, ocorrido entre o final do século 19 e início do século 20, estes penteados foram sendo substituídos por outras tradições… Segundo o Follow The Colours, perucas e técnicas de alisamento se tornaram populares na Nigéria antes da decolonização.

Foi o trabalho de outro fotógrafo que registrou toda a riqueza dos penteados típicos do país. J. D. ‘Okhai Ojeikere clicou mais de 1.000 estilos de cabelos durante 40 anos. Sua série de fotos em preto e branco inspirou Medina a recriar alguns destes penteados tradicionais, desta vez com muita cor, em um projeto que ganhou o nome de Chroma.

A disponibilidade de extensões e lãs coloridas em mercados locais hoje em dia levou a variações únicas nas técnicas de trançado. Chroma é uma celebração tanto de métodos tradicionais quanto contemporâneos. A série ​traz uma abordagem mais fantástica ao estilo documental de Ojeikere e recontextualiza algumas de seus (e outros) estilos de cabelo, para salientar os designs atuais e imaginados, celebrando a arte da cultura nigeriana“, destaca ela em seu site.

Vem ver (e se inspirar)! 

 

Todas as fotos são de Medina Dugger

+ sobre o tema

Celebrações para Iemanjá acontecem em Salvador e outras cidades baianas no dia 2 de fevereiro

Já há alguns anos, as celebrações a orixá Iemanjá realizadas no...

Recorde as frases mais famosas de Martin Luther King

Martin Luther King foi assassinado em 4 de abril...

Ruth de Souza

Ruth Pinto de Souza (Rio de Janeiro RJ 1930)....

para lembrar

Aparecida Petrowky e Rihanna. Separadas no nascimento?

Aparecida Petrowky e Rihanna. Separadas no nascimento? Aparecida Petrowky, 27...

EUA: exame de DNA inocenta homem preso há 26 anos

Estima-se que pelo menos 300 condenados foram inocentados após...

Seun Kuti lança seu clipe Black Woman

"Seun Anikulapo Kuti, filho mais novo do lendário músico...

Fórum das Letras homenageia a literatura africana, de povos que usam a língua portuguesa

Para escritor angolano, idioma une povos ‘separados pelo Atlântico’. Evento...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=