Campanha de apoio nacional e internacional pela vida da professora e vereadora eleita Ana Lúcia Martins

Desde o dia 15 de novembro, ainda antes do resultado das eleições municipais em Joinville (SC), a professora Ana Lúcia Martins (PT), a primeira mulher negra eleita vereadora na história da cidade, vêm sofrendo diversos ataques, como o hackeamento de suas redes sociais, comentários racistas e ameaças de morte.

Logo no dia seguinte à sua eleição, um radialista de Joinville atacou Ana Lúcia Martins, afirmando que não poderia “comemorar uma petista no poder novamente” e que o seu partido “não deveria existir mais”. Naquele mesmo dia, no Twitter, um perfil respondia com ameaças os apoiadores que comemoravam a eleição de Ana Lúcia. Numa das mensagens, o criminoso escreveu o seguinte: “OS FASCISTAS MANDARAM AVISAR QUE ELA QUE SE CUIDE”. Em outra, o autor das ameaças disse: “agora só falta a gente m4t4r el4 e entrar o suplente que é branco (sic)”. No perfil do racista, havia outras mensagens de ódio e também a divulgação de uma tal “Juventude Hitlerista”, composta por cerca de 25 mil membros.

Após a denúncia e grande repercussão do caso, iniciou-se uma investigação para descobrir os autores do crime. No último domingo, 22 de novembro, a Polícia Civil realizou busca e apreensão na casa de um jovem de 22 anos, suspeito de ser o autor dos ataques. O jovem não foi preso por não ser pego em flagrante. Em depoimento, familiares alegam que ele sofre de esquizofrenia.

Ainda no domingo, após o mandado, a vereadora Ana Lúcia Martins sofreu novas ameaças de morte, ainda mais graves, desta vez por e-mail, com cópia para jornalistas, OAB, Tribunal de Justiça, entre outros órgãos públicos. O vereador Alisson Julio, eleito pelo Novo, que também recebeu o e-mail com as ameaças contra Ana Lúcia, registrou Boletim de Ocorrência e divulgou em suas redes sociais, passou a sofrer ataques e ameaças de morte na resposta dos e-mails enviados.

Diante deste grave e preocupante cenário, convocamos todos e todas para juntos lançarmos uma campanha nacional e internacional de apoio a Ana Lúcia Martins e para pressionar os órgãos responsáveis para que sejam tomadas as devidas providências para proteger a vida e a integridade de Ana Lúcia Martins e para que descubram e punam os autores destas práticas criminosas, que configuram também um evidente ataque à democracia e aos direitos humanos.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

Leia também:

+ sobre o tema

Quando a mão que afaga é a mesma que apedreja

"acostuma-te à lama que te espera!o homem, que, nesta...

Para que não se deixe de cantar: Jovelina Pérola Negra e o seu samba de sorriso aberto

Ahhhhh, o samba! Manifestação popular em forma de oração...

Conto ’23’

23 minutos foi o tempo em que tudo aconteceu....

Papai Noel preto, uma crônica natalina

Seo Gerson beijou a esposa e a filha pequena,...

para lembrar

Práticas educacionais: crescimento versus redução da desigualdade social

Introdução: Este trabalho, que tem como tema, desigualdade social e...

Pacto da branquitude é o pacto da mediocridade privilegiada

No Brasil, fomos acostumados a chamar os ricos de...

A minha dor você não quer

(Crônica) Às 7h45 acordo depois de uma noite mal dormida....

Sobre mordaças e Chicoachings Contemporâneos

Ao procurar emprego no linkedin, me deparei com essa...

Permita que eu escureça, não esclareça

Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes Permita que eu escureça, não esclareça É um tema difícil. No momento que começo escrever sobre, minha garganta...

A gente se torna

Não basta terA pele preta, o cabelo crespo.É preciso tornar-se. Como vamos nos sentir,Reconhecer-nosSe não nos tornarmos o que somos? Perceba-se!Perceba a sociedade em que vives.Perceba...

Por um feminismo autocrítico e consciente

Precisamos lidar de maneira diferente com as manifestações machistas de nossos companheiros, e de todos os homens com que convivemos. Falo do nosso compromisso...
-+=