Bolsonaro cria ordem do mérito Princesa Isabel; historiador diz que é ‘provocação em fim de festa’

Enviado por / FonteG1, por Matheus Moreira

Desde a década de 1970, movimentos sociais defendem valorizar o papel de movimentos abolicionistas na luta contra a escravidão.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criou, na última sexta-feira (9), a Ordem do Mérito Princesa Isabel para homenagear pessoas e entidades que tenham prestado “notáveis serviços” relacionados à proteção e à promoção dos direitos humanos.

A ordem faz referência à princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea, que proibia a escravidão. Ela era filha do imperador do Brasil Pedro II. No papel, o país aboliu a escravidão em 13 de maio de 1888, mas a luta pela liberdade datava de muito antes.

A abolição no Brasil está longe de ter sido uma benevolência da monarquia. Na verdade, foi resultado de diversos fatores, entre eles, o crescimento do movimento abolicionista na década de 1880, cuja força não podia mais ser contida.

“Apenas 5% da população negra no Brasil, quando o ato foi assinado pela princesa Isabel, ainda estava escravizada. A princesa não carrega esse significado que justifique uma homenagem a ela em um prêmio no campo de direitos humanos. Isso soa muito mais como uma provocação de fim de festa, de fim de mandato”, diz Douglas Belchior, professor de história e cofundador da Uneafro (União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora).

Bolsonaro foi derrotado na tentativa de se reeleger presidente e deixará o cargo em 31 de dezembro.

Os movimentos abolicionistas foram os responsáveis por pressionar o império internamente. Entre as formas de resistência, estavam grandes embates parlamentares, manifestações artísticas, até revoltas e fugas massivas de escravos, que a polícia e o Exército não conseguiam – e, a partir de certo ponto, não queriam – reprimir. Em 1884, quatro anos antes do Brasil, os Estados do Ceará e do Amazonas acabaram com a escravidão, dando ainda mais força para o movimento.

O contexto mundial também serviu para aumentar a pressão diante da comunidade internacional, com as abolições assinadas pela Inglaterra e pelos Estados Unidos, mais cedo naquele século.

Uma das razões para que movimentos negros questionem o protagonismo da monarca na libertação das pessoas escravizadas é que a Lei Áurea não promoveu políticas públicas para inclusão socioeconômica de pessoas pretos e indígenas escravizadas. Eles não tinham direito a terra nem documentos, e muitas vezes trabalharam sem remuneração adequada.

Belchior – que integrou a equipe de transição de Lula (PT) mas diz não estar falando em nome do grupo – lembra que, antes de existir o 20 de novembro – que celebra da luta contra a escravidão – havia manifestações populares em comemoração ao 13 de maio.

Desde a década de 1970, entretanto, movimentos negros pleiteiam a substituição do dia 13 de maio pelo 20 de novembro, data que se convencionou como sendo a da morte de Zumbi dos Palmares.

A mudança busca valorizar o papel dos movimentos abolicionistas na luta contra a escravidão.

Em 9 de janeiro de 2003, o 20 de novembro foi incluído como Dia da Consciência Negra no calendário escolar brasileiro por meio da lei 10.639, que também obrigou o ensino de história e cultura afro-brasileira no país.

“Pelo que vejo, é muito anacrônico falar sobre isso. [A criação da honraria] é uma provocação para reafirmar o papel ideológico do governo. É um ato simbólico”, diz.

Bolsonaristas contra cotas raciais

Bolsonaristas ligados ao presidente já se manifestaram contra cotas raciais e até mesmo contra a celebração do Dia da Consciência Negra em novembro. O ex-presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, chegou a dizer que gostaria de mudar o nome da instituição para Princesa Isabel.

A forma como o governo atua no campo dos direitos humanos é “sempre em contraposição a como os movimentos sociais se colocam”, avalia Claudielle Pavão, professora de história da rede pública da Prefeitura do RJ e pesquisadora de relações étnico-raciais e de gênero.

Ela argumenta também que, apesar de a ordem de mérito homenagear uma mulher no âmbito dos direitos humanos, as mulheres não foram priorizadas pelo governo federal nesse âmbito.

A gestão Bolsonaro propôs cortar em 94% os recursos no Orçamento para combate à violência contra mulheres, segundo um levantamento feito pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).

“O governo sempre se colocou na negação. O próprio responsável pela Fundação Palmares era contra as questões raciais. Isso não chega a ser uma contradição, porque, na verdade, diz muito sobre esse governo, sobre a articulação e as pessoas que foram escolhidas para estar nele”, afirma Claudielle.

g1 procurou o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

+ sobre o tema

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu...

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

para lembrar

46 Assembléia Geral da OEA – Santo Domingo

A 46 Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos...

Pena de morte?!

Hoje, ouvi um relato sobre um assalto. O ônibus...

Congresso tem 40 projetos que ameaçam direitos humanos

Entre os textos, constam ameaças ao trabalho, à terra,...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Toussaint Louverture, o general negro que libertou o Haiti

Toussaint Louverture liderou a revolução haitiana que conquistou a libertação de dezenas de milhares de escravos negros da antiga colônia francesa no Haiti e abriu caminho...
-+=