“O feminismo branco foi construído em cima da precarização do trabalho da mulher negra”, diz Ana Maria Gonçalves

19/07/23
Cultura
Autora da obra ‘Um Defeito de Cor’ defendeu a manutenção de cotas raciais e de gênero na política

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (17) a escritora Ana Maria Gonçalves, autora do premiado livro ‘Um Defeito de Cor’.

Durante a entrevista, a autora defende a manutenção de cotas raciais e de gênero na política e em outras instituições, além de criticar a não contemplação da mulher negra no início do movimento feminista.

“O papel (das mulheres negras), acho que nunca foi valorizado na sociedade brasileira. Como eu disse, por exemplo, quando a gente começou a falar de feminismo… o feminismo branco foi construído em cima da precarização do trabalho da mulher negra. Então, ou seja, ela sempre foi relegada à essa invisibilidade dentro do tecido social brasileiro, embora ela seja maioria. Ela é 28% da população brasileira hoje”, comenta.

YouTube video

Segundo ela, ainda hoje, mulheres negras são preteridas em processos como entrevistas de emprego mesmo apresentando currículos melhores em relação às concorrentes brancas.

“Acho que a gente precisa começar a diferenciar sim (…) tratar os desiguais de maneira diferente para que a gente possa realmente tentar conseguir aí alguma igualdade. As cotas acho que são extremamente necessárias e importantes, não só dentro da política, mas dentro de todas as instituições brasileiras”, completa.

Participam da bancada de entrevistadores Adriana Ferreira Silva, jornalista e escritora; Rinaldo Gama, coordenador de conteúdo do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper e editor da BEI; Rosane Borges, jornalista e professora; Pedro Cesarino, antropólogo e escritor, professor do departamento de antropologia da FFLCH/USP e Paula Carvalho, editora do podcast 451MHz.

As ilustrações do programa são feitas pela artista e arte-educadora Nazura, de apenas 22 anos, que tem foco conceitual no pensamento decolonial e perspectiva afrofuturista.

Assista ao programa na íntegra:

YouTube video

Compartilhar