Mulheres negras urbanas e quilombolas promovem encontro político na Chapada Diamantina

Enviado por / FonteBrasil de Fato

VII Encontro Internacional de Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas será realizado em Rio de Contas (BA)

De 21 a 23 de julho acontece no Clube Riocontense, em Rio de Contas (BA), na Chapada Diamantina, o VII Encontro Internacional de Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas (EIMNUQ), com o tema: “Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas articulando o fortalecimento político”. Estão sendo esperadas 150 mulheres, além da participação virtual de mulheres de Cabo Verde, Angola e França.

A educadora e coordenadora do encontro Lígia Margarida Gomes destaca que essa é uma oportunidade de formação política para as mulheres negras, no atual cenário de desafios. “Reunir 150 mulheres negras urbanas e quilombolas no atual contexto, significa dar concretude à vontade que temos de superar coletivamente as dificuldades impostas pelo sistema social e político que insiste em nos excluir”, afirmou.

O objetivo dessa sétima edição é promover diálogos, discussões, rodas de conversas, palestras e propostas de ação para dar visibilidades às demandas sociais e políticas das mulheres negras, estimulando a incidência política delas nos espaços de poder e decisão, na busca por uma reparação histórica para a população negra, justiça e democracia inclusiva.

Para as organizadoras, a luta das mulheres negras urbanas e quilombolas perpassa as referências históricas, constituída por uma trajetória de enfrentamento e contraposição aos espaços de invisibilidade e opressão, num cenário de desigualdades de gênero e raça.

Nesta edição, aconteceram sete pré-encontros, de maio até o início de julho, em territórios urbanos e quilombolas dos municípios de Salvador, Rui Barbosa e Mirangaba. Esses eventos foram realizados para agregar e envolver as mulheres no processo de construção da programação e ampliar a representatividade. Nas atividades programadas, o foco é o enfrentamento ao racismo que estrutura a sociedade, na busca de uma maior incidência das mulheres negras urbanas e quilombolas na política partidária com o intuito de propor políticas públicas transformadoras.

Dentre as palestrantes estão a socióloga e ativista Vilma Reis; a pesquisadora e militante Janete Suzart; a jornalista e bailarina Christiane Gomes; e a líder quilombola e técnica em Enfermagem Cleonice Santos. A secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, também confirmou presença.

A Fundação Rosa Luxemburgo apoia o evento, que conta com a parceria do Centro Cultural Casa de Angola (CEPAFRO), Igreja Rosário dos Pretos e, diversas comunidades quilombolas, com coordenação da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), em conjunto com a Rota dos Quilombos e o Instituto Renascer Mulher.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Barbados se despede de rainha Elizabeth e dá a Rihanna título de heroína

Rihanna foi nomeada heroína nacional de Barbados durante uma...

para lembrar

Denúncia Túnel Mata Fria-Mairiporã

DENÚNCIA Os descendentes de negros forros e de quilombolas residentes...

A SAGA DE MANOEL CONGO

Fonte: IPAHB - Um escravo de nome Pedro,...
spot_imgspot_img

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a presença da população afrodescendente no processo de negociação de gênero na Convenção-Quadro das Nações Unidas...

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

‘Não tenho história triste, mas ser mulher negra me define muito’, diz executiva do setor de mineração, sobre os desafios para inclusão na indústria

Diretora de relações governamentais e responsabilidade social da Kinross Brasil Mineração, Ana Cunha afirma que a contratação de mulheres no setor, onde os homens...
-+=