Geledés participa do Fórum do Feminismo Negro

Enviado por / FontePor Maria Sylvia Oliveira

O Fórum Global de Feminismos Negros 2024 está ocorrendo entre os dias 04 a 07 de fevereiro, em Bridgetown, Barbados. Sob o tema “Para nos lembrarmos que o mundo que imaginamos é possível”, o evento busca conectar feministas negras de todo o mundo para compartilhar saberes e planejar um futuro mais igualitário, justo e livre de violências.

O primeiro dia do encontro foi dedicado à celebração e homenagem das anciãs, reconhecendo suas vidas e suas valiosas contribuições para o Feminismo Negro. Além disso, foi uma oportunidade para dialogar com as mais velhas sobre questões que vão desde moda,  positividade corporal,  sexualidade, cuidado e bem-estar.

O espaço do fórum acolhe todas as formas de feminismos negros, incluindo mulheres negras trans e intersexo, bem como mulheres e pessoas de diversas identidades de gênero. É um ambiente seguro onde todas as possibilidades de ser mulher são reconhecidas e respeitadas.

Maria Sylvia e Nilza Iraci

Por convite do Black Feminist Fund,  Geledés Instituto da Mulher Negra está sendo representado por Maria Sylvia de Oliveira, advogada e coordenadora de Políticas de Promoção de Gênero e Raça, e Nilza Iraci, coordenadora de Advocacy e Incidência Política.

A ideia de reunir exclusivamente mulheres negras de África e diásporas surgiu em 2016, durante o Fórum da Association for Women’s Rights in Development (AWID), realizado na Bahia, em Costa do Sauipe.

+ sobre o tema

Gay diz que teve ‘licença-gala’ negada e processa o empregador

No ano passado, STF garantiu igualdade de direito com...

12 livros feministas que você precisa conhecer

Lista traz um conjunto de leituras feministas que colaboram...

Alejandra Benítez, a nova ministra dos Esportes da Venezuela

A esgrimista Alejandra Benítez será a nova ministra dos...

Cinco artistas negras e indígenas pensam o amanhã em residência artística

Para pensar em um amanhã possível nas artes a Refazenda...

para lembrar

spot_imgspot_img

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...
-+=