Beyoncé exalta feminismo no VMA

Em apresentação de 16 minutos, cantora destacou falas da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie sobre igualdade de gêneros; assista

Beyoncé pode não ter ganho o prêmio mais importante do Video Music Awards (VMA) 2014, promovido pela MTV no último domingo (24). Mas isso não importa: o “astronauta” de “melhor vídeo” (entregue à outra cantora norte-americana, Miley Cirus) foi ofuscado por sua apresentação memorável, de cerca de 16 minutos, em que cantou diversas faixas de seu último disco, lançado este ano.

O show, superproduzido, manteve o nível das exibições de Beyoncé: espetáculo de luzes e imagens projetadas no telão, dançarinos e coreografias ensaiadas. Estes elementos, juntos, formaram um belo conjunto, que empolgou tanto a plateia presente, quanto os telespectadores. Mas, para muitos, o ponto alto foi a performance da canção Flawless, cuja letra traz a fala da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

“Nós ensinamos às meninas que elas não são seres sexuais do mesmo jeito que os meninos são. Ensinamos às meninas a se encolherem, para se tornarem ainda menores. Dizemos às meninas: ‘vocês podem ser ambiciosas, mas não muito bem sucedidas, senão ameaçarão os homens.’ Feminista: a pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos”, afirmava a voz de Adichie. Enquanto isso, com as luzes todas apagadas, as palavras eram reproduzidas em um telão atrás de Beyoncé. O termo “feminista” ficou congelado por alguns segundos.

“A Beyoncé é um ícone da cultura pop, conhecida em todo o mundo, e admirada por milhares de pessoas de todas as idades. Quando ela se identifica como feminista e usa seu palco para explicar o que o feminismo é, ajuda a desconstruir o preconceito contra o feminismo e dá força para que outras pessoas também sintam segurança em se assumir como feministas”, aponta Jarid Arraes, feminista e blogueira da Fórum. “Ela é uma ótima inspiração para meninas, sobretudo as negras. Tudo o que fizer em prol da luta feminista, que é também uma luta dela, é válido e importante.”

Ao final da apresentação, a cantora recebeu de seu companheiro, Jay Z, e da filha, Blue Ivy, o prêmio Michael Jackson Video Vanguard, pelo conjunto e solidez de sua obra.

Assista abaixo ao show de Beyoncé:


Beyoncé FULL performance @ VMA ‘s 2014 por 3v3s

Fonte: Revista Fórum 

+ sobre o tema

Sarney e Maia destacaram a presença de uma mulher na Mesa diretora

A cerimônia que deu início aos trabalhos legislativos da...

Justiça de MT autoriza aborto de feto anencéfalo em Lucas do Rio Verde

"Obrigar uma mulher a manter durante nove meses a...

Gênero nos espaços públicos e privados

O estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...

para lembrar

Sessão extraordinária na Câmara vai colocar em votação 7 projetos de Marielle

Na próxima quarta-feira (2) será realizada uma sessão extraordinária...

#GeledésnoDebate: “Não houve respaldo legal para a esterilização de Janaína”

#SomostodasJanaína# Por Kátia Mello Janaína Aparecida Quirino, 36 anos, moradora em...

Governo defende liberar aborto

Programa federal retoma polêmica e recomenda ao Congresso descriminalizar...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Beyoncé revela que Stevie Wonder tocou gaita em uma das faixas de seu novo disco ‘Cowboy Carter’; ouça

Beyoncé revelou que Stevie Wonder tocou gaita em "Jolene", uma das faixas do seu novo disco "Cowboy Carter". A informação foi dada pela própria cantora durante o...
-+=