São Paulo diverso

Por: Mauricio Pestana

Desde a assinatura da Lei Áurea (1888), várias foram as tentativas de reduzir o fosso de desigualdades que 4 séculos de escravização criou entre negros e brancos no Brasil, maximizados, pós abolição, pela forma de ação do Estado Brasileiro que não investiu na promoção da igualdade racial.

Já, o século 20 foi marcado por várias iniciativas, oriundas de organizações negras, na defesa de políticas públicas de igualdade racial e, mais recentemente nas políticas afirmativas com o objetivo de acelerar as estratégias para ampliar a igualdade.

As ações afirmativas foram muito combatidas por setores conservadores da sociedade a partir de argumentos confusos, absurdos e, por vezes, aterrorizador, reduzindo o valor de uma iniciativa que trouxe, em sua essência, a importância do desenvolvimento econômico ancorado na justa distribuição de oportunidades para grupos que sofreram injustiças históricas.

No mundo do trabalho, por exemplo, as desigualdades são enormes. Negros (pretos e pardos) mesmo sendo mais da metade da população no Brasil, nos quadros funcionais das 500 maiores empresas do País representam apenas 31,1% dos empregados; nos cargos de supervisão das mesmas empresas representam apenas 25,6%; no âmbito gerencial 13,2%, ganham em média 30% a menos do que um branco para executar as mesmas tarefas como revelou pesquisa do Instituto Ethos e Ibope em 2010 O Dieese destaca que a questão salarial da mulher negra e pior, pois recebe, em média, 30% do salário do homem branco e a metade do rendimento da mulher branca.

Reunidos na capital, com o apoio do Governo Municipal, Empresas Privadas e Sociedade Civil pretendem dar um passo importante em prol das políticas de Ações afirmativas. O “ São Paulo diverso- Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo” apresentará uma série de experiências de empresas e também do Governo, como é o caso da Prefeitura de São Paulo, para o desenvolvimento com base em uma distribuição justa de oportunidades por meio de políticas de ações afirmativas. O Fórum se apresenta como sendo uma oportunidade ímpar e um grande exemplo que, a maior cidade e maior economia do País, estará dando ao Brasil no combate as desigualdades.

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Por que a Anistia Internacional entrou na campanha contra a repressão policial aos protestos

por : Mauro Donato   Em defesa do direito à liberdade de...

Hillary Clinton muda rotinas eleitorais e reduz poder dos jornais

Jornais perdem espaço na publicidade eleitoral nos Estados Unidos Por...

Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA

LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe...

Contratados e conveniados com o SUS vendem serviços ao SUS

A “compra de serviços de atenção à saúde” no...

para lembrar

“As empresas querem ganhar dinheiro ou manter o racismo?”, instiga Monique Evelle

Para ativistas, a diversidade no ambiente corporativo é imprescindível...

Ministério terá ações para comunidades afrodescendentes

Ministro anunciou novas rádios comunitárias e inclusão digital para...

Projeto aumenta renda de mulheres negras de comunidades do Rio

Elas costuram, cozinham, dão oficinas e participam de eventos...

Periferia na Mídia: curso universitário analisa cobertura midiática das periferias

Promovido pelo Periferia em Movimento, curso acontece nos dias...
spot_imgspot_img

Vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos de infecções respiratórias em crianças

Um vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos atuais de infecções respiratórias em crianças. Primeiro, a Valentina foi parar na UTI. Agora,...

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...
-+=