Desemprego cai a 4,9% e atinge mínima histórica em setembro

Em agosto, a taxa havia ficado em 5% e, no mês passado, atingiu o menor patamar para setembro desde o início da série histórica, em março de 2002

A Taxa de desemprego do Brasil caiu a 4,9% em setembro, menor nível para esses meses, enquanto a renda média da população subiu pelo segundo mês seguido, em meio a um cenário de economia fraca a pouco dias do segundo turno das eleições presidenciais.

Em agosto, a taxa havia ficado em 5% e, no mês passado, atingiu o menor patamar para setembro desde o início da série histórica, em março de 2002, segundo dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado – que abrange seis regiões metropolitanas no País – ficou abaixo da pesquisa da Reuters, cuja mediana apontou expectativa de taxa de desemprego a 5,1% em setembro.

“A redução da taxa está associada à queda na procura, ou seja, a taxa cai porque há menos pressão sobre o mercado de trabalho”, disse a técnica do IBGE Adriana Berengui.

Uma das explicações para esse cenário é que as pessoas têm passado mais tempo estudando, retardando a sua entrada no mercado.

A população ocupada, segundo o IBGE, recuou 0,2% em setembro na comparação com agosto, para 23,103 milhões de pessoas, com queda de 0,4% sobre um ano antes.

Já a população desocupada chegou a 1,183 milhão de pessoas, perda de 3,1% ante agosto e queda de 10,9% sobre um ano antes. Os desocupados são as pessoas desempregadas em busca de uma chance no mercado de trabalho.

O IBGE informou ainda que o rendimento médio real da população subiu 0,1% no mês passado sobre agosto, segunda alta seguida, chegando a R$ 2.067,10. Sobre setembro de 2013, o rendimento avançou 1,5%.

O mercado de trabalho tem sido uma das principais armas da presidente Dilma Rousseff (PT) na sua acirrada corrida pela reeleição contra Aécio Neves (PSDB), que termina neste domingo com o segundo turno das eleições.

Entretanto, com a atividade debilitada – a economia entrou em recessão no primeiro semestre -, o mercado de trabalho dá sinais de perda de vitalidade. A criação de vagas formais de trabalho em setembro foi a pior para o mês em 13 anos, segundo dados do Ministério do Trabalho.

O IBGE trabalha para substituir a PME pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, mais abrangente.

Fonte:  Terra 

+ sobre o tema

Dia Mundial de Combate à Aids: mulheres contam como convivem com o vírus

Quando Maria Zilma recebeu o diagnóstico positivo do exame...

Polícia cumpre lei da vadiagem, de 1941, em Assis (SP)

    Polícia cumpre lei da vadiagem, de 1941, em Assis...

Trabalho infantil caiu quase pela metade no Brasil em 15 anos, diz OIT

  BRASÍLIA - Caiu quase à metade, de...

A devastadora e irreparável morte de Aruká Juma

É desoladora a morte por complicações de Covid-19 do...

para lembrar

Corregedoria prende oito PMs para investigar morte de homem em SP

Corporação anunciou instauração de inquérito nesta quinta-feira.Homem foi encontrado...

Frente dos Direitos Humanos entrega dossiê ao presidente da Câmara

No final da manhã desta quinta-feira, 25, a...

Blog fecha acordo com advogados para denunciar fascistas

Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, mobiliza ação para...

O som da tortura, por Urariano Mota

Por Urariano Mota Em mais de uma oportunidade já escrevi...
spot_imgspot_img

Em paralelo à CSW, organizações promovem debate sobre como avançar nas políticas de raça e gênero no mundo

Em paralelo à 69ª Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW69), Geledés-Instituto da Mulher Negra e a ONG Akina Mama wa Afrika (AMwA) promoveram...

Lançamento do livro “Combate ao Racismo no Mercado de Trabalho” reforça a luta por igualdade e inclusão

Na próxima quinta-feira, 20 de março, será lançado o livro "Combate ao Racismo no Mercado de Trabalho", no Sindicato dos Químicos de São Paulo....

ONU acolhe propostas de Geledés em registro oficial da 69ª CSW

Nesta segunda-feira, 10 de março, ocorreu a abertura da 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, na sede da Organização das Nações...
-+=